ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS – rumo a prática docente alfabetizadora

Autores

Palavras-chave:

Praxis Pedagógica, Educação

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados por duas professoras alfabetizadoras, uma de Três Lagoas/MS e outra de Porto Velho/RO, para o desenvolvimento da sua prática docente durante o período de isolamento social do COVID-19 no ano de 2020. Assim, no escopo de uma pesquisa dialética, na qual se fez uso da entrevista e coleta de depoimentos, os dados coletados foram aqui analisados. O pressuposto teórico freireano é o que sustenta a discussão por possibilitar ler e interpretar criticamente a realidade. Os dados revelaram que o ano de 2020 foi atípico e que para o desenvolvimento da prática de alfabetização, as professoras lançaram mão de saberes docentes, alguns deles, não vivenciados durante a formação inicial e continuada. Esperamos contribuir com a reflexão acerca dos desafios da prática educativa na área de alfabetização numa perspectiva humanizadora, ideal maior para as crianças, em especial, da classe popular porque acreditamos que ela possibilita o acesso à cultura mais elaborada. Por outro lado, salientamos que os dados mostram certa exclusão social tendo em vista que muitas crianças não conseguiram acessar os meios adequadamente para participarem das aulas remotas de forma efetiva e com qualidade.

 

 

Palavras-chave: Alfabetização. Prática docente. Pandemia do Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santos Silva, Professora Nível III da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho/Rondônia

Aline dos Santos Silva

 

Pedagoga, formada pela Universidade Federal de Rondônia no de 2013. Atualmente Professora Nível III da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho/Rondônia, atuando na sala de aula com turmas de 3º anos do ensino fundamental I. Tem experiência como docência na área de Educação há 7 anos pelo município de Porto Velho e Vilhena. Especialização em MBA em LIBRAS - TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO. Participou em 2020 da II Edição do Prêmio Boas Práticas: Ações Inovadoras em Aulas Presenciais - Remotas. Estratégias para Alfabetização e Estimulo à Leitura no Período de Isolamento Social: Dobradura como Recurso Didático. 2020. Ministrou o minicurso – sobre Níveis de leitura e escrita pela Instituto Federal de Rondônia.

Silvana Silva Bispo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS

Silvana Alves da Silva Bispo

Pedagoga, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS(1992), Mestre em Educação pela UFMS (2006) e Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Atualmente é professora do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, alfabetização, infância, diversidade étnica e racial, formação inicial e continuada de professores. Atuou com coordenadora adjunta de cursos de Especialização Lato sensu em Docência para a Educação Infantil nos anos de 2010 a 2016. Faz parte dos grupos de Pesquisa e Estudos “O discurso pedagógico de Paulo Freire: confluências”, “A Teoria Histórico-Cultural para o ensino e aprendizagem” e “Educação e Infância”.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Covid-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: dez 2020

BISPO, Silvana Alves da Silva. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES – PROFA: da teoria à prática na REME de três Lagoas-MS. Dissertação Mestrado – PPGE, UFMS, Campo Grande/MS, 2006.

BISPO, Silvana Alves da Silva. Educação humanizadora e dificuldades de aprendizagem: o que nos revelam os discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tese Doutorado – Mackenzie, São Paulo, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: SP, Olho D’Água, 1997.

FREIRE, Madalena. Rotina: Construção do tempo na relação pedagógica. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 64 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia: diálogo e conflito/ Moacir Gadotti, Paulo Freire, Sérgio Guimarães. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

https://www.futura.org.br/alfabetizacao-em-tempos-de-pandemia-do-coronavirus/< acesso em 20 de outubro de 2020>

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento. Scipione, 2010.

TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; BRANCO, Angela Uchoa. Processos de significação na relação professor-alunos: uma perspectiva sociocultural construtivista. Estud. psicol., Natal, vol.13, nº.1, p. 39-48, abr. 2008.

TEBEROSKY, Ana; CARDOSO, Beatriz et AL. Reflexões sobre ensino da leitura e da escrita. 6.ed. Petropolis-RJ: Vozes,1994.

VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

Silva, A. S., & Bispo, S. S. (2021). ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS – rumo a prática docente alfabetizadora. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 129–151. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6429

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO