ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
PERSPECTIVAS E DESAFIOS EM REALIDADES DISTINTAS – PORTO VELHO/RO E TRÊS LAGOAS/MS – RUMO À PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6429Palavras-chave:
alfabetização, prática docente, pandemia de Covid-19Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os desafios enfrentados por duas professoras alfabetizadoras, uma de Três Lagoas/MS e outra de Porto Velho/RO, para o desenvolvimento da sua prática docente durante o período de isolamento social do COVID-19 no ano de 2020. Assim, no escopo de uma pesquisa dialética, na qual se fez uso da entrevista e coleta de depoimentos, os dados coletados foram aqui analisados. O pressuposto teórico freireano é o que sustenta a discussão por possibilitar ler e interpretar criticamente a realidade. Os dados revelaram que o ano de 2020 foi atípico e que para o desenvolvimento da prática de alfabetização, as professoras lançaram mão de saberes docentes, alguns deles, não vivenciados durante a formação inicial e continuada. Esperamos contribuir com a reflexão acerca dos desafios da prática educativa na área de alfabetização numa perspectiva humanizadora, ideal maior para as crianças, em especial, da classe popular porque acreditamos que ela possibilita o acesso à cultura mais elaborada. Por outro lado, salientamos que os dados mostram certa exclusão social tendo em vista que muitas crianças não conseguiram acessar os meios adequadamente para participarem das aulas remotas de forma efetiva e com qualidade.
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