DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM APLICADO À ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem, Prática Pedagógica, Pesquisas.Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão sistemática em produções científicas brasileiras quanto à aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na organização de práticas pedagógicas inclusivas na classe comum. Para tanto, foi realizada uma investigação sistematizada no banco de informações do Google Acadêmico, e nas bases de dados do Catálogo de Teses e dissertações da Capes, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da Capes a partir dos termos de busca “Desenho Universal para a Aprendizagem” e “inclusão”. Essa busca possibilitou a identificação de 68 pesquisas, das quais duas delas se referiam à aplicação da abordagem do DUA na prática pedagógica visando à inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. As pesquisas identificadas versavam sobre: a aplicação do DUA no ensino de Ciências e no ensino de Geografia. Além disso, os resultados destas pesquisas mostram a potencialidade qualitativa desta abordagem didática para o aprimoramento da prática pedagógica e a consolidação de ações didáticas que visam satisfazer as necessidades de aprendizagem dos alunos.
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