DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM APLICADO À ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem, Prática Pedagógica, Pesquisas.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática em produções científicas brasileiras quanto à aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na organização de práticas pedagógicas inclusivas na classe comum. Para tanto, foi realizada uma investigação sistematizada no banco de informações do Google Acadêmico, e nas bases de dados do Catálogo de Teses e dissertações da Capes, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da Capes a partir dos termos de busca “Desenho Universal para a Aprendizagem” e “inclusão”. Essa busca possibilitou a identificação de 68 pesquisas, das quais duas delas se referiam à aplicação da abordagem do DUA na prática pedagógica visando à inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular.  As pesquisas identificadas versavam sobre: a aplicação do DUA no ensino de Ciências e no ensino de Geografia. Além disso, os resultados destas pesquisas mostram a potencialidade qualitativa desta abordagem didática para o aprimoramento da prática pedagógica e a consolidação de ações didáticas que visam satisfazer as necessidades de aprendizagem dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP). Especialista em Educação Especial Inclusiva e em Políticas Públicas para a Educação, ambas pela UENP/CCP.  Docente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ariquemes, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACED). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica (GPAM)

Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, junto a linha 3, núcleo de Educação Especial. 

Referências

BRASIL. Lei Federal n⁰ 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.

CAST. Design for Learning guidelines – Desenho Universal para a aprendizagem. Estados Unidos: CAST, 2011.

MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal Design for Learning (UDL). Estados Unidos: CAST, 2002.

MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Desenho universal para a aprendizagem: Teoria e Prática. Wake Field, MA: ELENCO Professional Publishing, 2014.

OMOTE, Sadao. A formação do professor de educação especial na perspectiva da inclusão. In. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. p. 153-169, 2003.

PACHECO, Débora Pimentel. O ensino de ciências a partir do desenho universal para a aprendizagem: possibilidades para a educação de jovens e adultos. 220 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Bajé: Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, 2017.

PIMENTEL. Susana Couto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

ROQUEJANI, Ticiana Couto. O ensino de geografia com adequações curriculares em salas inclusivas do ensino fundamental - anos finais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Bauru, SP: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, 2018.

SENRA, Luciana Xavier.; LOURENÇO, Lélio Moura. A importância da revisão sistemática na pesquisa científica. In: BAPTISTA, Makilim Nunes; CAMPOS Dinael Corrêa de. Metodologias de pesquisas em Ciências: análises quantitativas e qualitativas. 2. ed. Rio de Janeira: LTC, 2016.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Eniceia Gomes. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Revista Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, abril-junho, 2018.

Downloads

Publicado

18/04/2023

Como Citar

PRAIS, J. L. D. S., & VITALIANO, C. R. (2023). DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM APLICADO À ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Práxis Pedagógica, 8(9), 31–50. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6762