A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NOS SERÕES DE DONA BENTA

A HISTÓRIA DO BICHO-INVENTOR

Autores

Resumo

Esta discussão emerge de recortes da obra de Lobato e da Teoria Histórico-Cultural. O recorte de Lobato refere-se ao livro “História das invenções” e o recorte da Teoria refere-se aos conceitos de trabalho coletivo e, principalmente, de mediação, com base em Vygotski, Leontiev e Luria. O objetivo é apresentar a Teoria a partir da história de Lobato. Dona Benta conta aos netos e à boneca Emília como o bicho-homem, através das invenções, ampliou a força e alcance de seus olhos, pés, mãos, boca, ouvidos etc., transformando-se no bicho com mais poder. Vygotski, Leontiev e Luria buscam, na filogênese humana, explicar como, pelo trabalho, o homem organizou-se em sociedade, desenvolvendo sistemas de signos para comunicação, criando e aprimorando instrumentos para ampliar a sua ação sob meio e, desse modo, a partir da relação mediada por signos e instrumentos, transforma a natureza e transforma a si mesmo. A história dos inventos do bicho-homem é vista como uma análise histórica que vai revelando para Pedrinho, Narizinho e Emília o processo de apropriação da cultura, de modo que vão se dando conta que vivem num mundo transformado por aquilo que a necessidade e criatividade do homem construiu. Essa reflexão teórica com o suporte da literatura pode se fazer presente nos cursos de licenciatura, principalmente na Pedagogia, nos quais se estuda a aprendizagem a partir de Vygotski. Não se pretende reduzir a literatura a um caráter utilitarista, mas ampliar as possibilidades de leitura das obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Cenci, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

06/10/2022 — Atualizado em 07/10/2022

Versões

Como Citar

Cenci, A. (2022). A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NOS SERÕES DE DONA BENTA: A HISTÓRIA DO BICHO-INVENTOR. Revista Práxis Pedagógica, 7(8), 24–38. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7033 (Original work published 6º de outubro de 2022)