O Percurso da Educação Profissional no Brasil

Uma análise das políticas educacionais

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação profissional, Educação da pessoa humana

Resumo

As primeiras tentativas de organizar propostas de formação profissional no campo começaram em meados do século XIX, com a formação de oligarquias agrícolas e depois o surgimento de cidades, que passaram a aceitar novos colonos e a necessidade de formar pessoas para a agricultura. Formação e atuação em atividades comerciais. Ao longo do século XX, desde a escola de aprendizagem, a formação profissional desenvolveu-se numa dualidade estrutural, servindo preferencialmente as classes trabalhadoras e desfavorecidas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é  analisar o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os levantamentos realizados evidenciaram os diversos estágios da Educação Profissional, desde a constituição das Escolas de Aprendizes e Artífices no Brasil Império, até chegar aos dias atuais com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os resultados apontam que a Rede Federal de Educação Tecnológica ao longo de sua história sofreu mudanças em sua nomenclatura e em sua configuração política e organizacional, baseadas no contexto da época. De um modo geral, observa-se avanços da rede no decorrer de todos esses anos. No entanto, faz-se necessário criar espaços para discutir conceitos pertinentes à construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana e com a integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação omnilateral dos sujeitos.

 

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Biografia do Autor

Fabiano Sales de Aguiar, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia., especialista em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial. graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia e atualmente é professor efetivo do município de Nova-Mamoré-RO e voluntário da Universidade Federal de Rondônia como professor colaborador no Departamento de Educação do campus de Guajará-Mirim -RO. Pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares nas Fronteiras Amazônicas-GEIFA/ UNIR, no grupo de estudos teóricos e literários - GESTELIT/ UNIR e no do Grupo de Pesquisa PRÁXIS/ UNIR. Editor e avaliador da revista Culturas & Fronteiras da Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim -RO. 

Klinger Johnson, Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas- GEIFA.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Agroecologia (MPA/UEM). Especialista em Biotecnologia (UEM) e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia de Boa Vista. Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Rondônia (2021); Graduação em Teologia. Colaborador do Centro de Formação Teológica. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA). Membro do Grupo de Estudos Educação e Meio Ambiente (GEDUMA). 

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP). Especialista em Educação Especial Inclusiva e em Políticas Públicas para a Educação, ambas pela UENP/CCP. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Experiência profissional como docente na Educação Básica e na Educação Superior. Professora na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa NEURAPE - Neurociência na aprendizagem e ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Referências

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Publicado

11/05/2023

Como Citar

SALES DE AGUIAR, F., Johnson, K., & Lidiane de Souza Prais, J. (2023). O Percurso da Educação Profissional no Brasil: Uma análise das políticas educacionais. Revista Práxis Pedagógica, 8(10), 37–52. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7111