O Percurso da Educação Profissional no Brasil
Uma análise das políticas educacionais
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação profissional, Educação da pessoa humanaResumo
As primeiras tentativas de organizar propostas de formação profissional no campo começaram em meados do século XIX, com a formação de oligarquias agrícolas e depois o surgimento de cidades, que passaram a aceitar novos colonos e a necessidade de formar pessoas para a agricultura. Formação e atuação em atividades comerciais. Ao longo do século XX, desde a escola de aprendizagem, a formação profissional desenvolveu-se numa dualidade estrutural, servindo preferencialmente as classes trabalhadoras e desfavorecidas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os levantamentos realizados evidenciaram os diversos estágios da Educação Profissional, desde a constituição das Escolas de Aprendizes e Artífices no Brasil Império, até chegar aos dias atuais com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os resultados apontam que a Rede Federal de Educação Tecnológica ao longo de sua história sofreu mudanças em sua nomenclatura e em sua configuração política e organizacional, baseadas no contexto da época. De um modo geral, observa-se avanços da rede no decorrer de todos esses anos. No entanto, faz-se necessário criar espaços para discutir conceitos pertinentes à construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana e com a integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação omnilateral dos sujeitos.
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