EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

A CONTRIBUIÇÃO DE ISTVÁN MÉSZÁROS

Autores

Palavras-chave:

Mészáros, Capital, Educação Crítica

Resumo

Com base nos reflexos destrutivos do modelo socioeconômico capitalista no âmbito educacional, o presente ensaio propõe uma abordagem sobre a Educação, concomitante as conjunturas ideológicas estruturantes do Capital no século XXI, baseadas a partir do pensamento do intelectual marxista István Mészáros. Diante disso, o artigo pretende responder a seguinte questão: Qual a contribuição de István Mészáros para pensarmos uma educação para além do capital?, além disso, tem como objetivo geral: analisar a contribuição de István Mészáros para pensarmos uma educação para além do capital. As principais obras utilizadas para enriquecer o estudo e compreender o pensamento de Mészáros são três livros do próprio autor, sendo eles: A Teoria de Alienação em Marx (2006); A Educação Para Além do Capital (2008) e A Crise Estrutural do Capital (2011), para alcançar o entendimento desde suas influências até seu pensamento social. Por conseguinte, o estudo possibilita reflexões acerca de como a educação é fundamental para se desvencilhar de ideologias que valorizam a supremacia de uma classe minoritária dominante, sobretudo, mostra como este processo é visto através do olhar da “sociedade do capital” e em como os indivíduos, os que não fazem parte desse grupo, propagam essas concepções em virtude da condição estruturante do Capital.

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Biografia do Autor

Lienne Moraes e Moraes, Universidade do Estado do Pará

Especialista em Psicopedagogia com Enfâse em Educação Especial pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará.

Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira, Universidade Federal do Pará

Fez Pós-Doutorado em Sociedades e Fronteiras. Doutor em Demografia (UNICAMP), Mestre em Geografia (UFPA), Bacharel em Geografia (UFPA), Licenciatura Plena em Geografia (UFPA). Belém, Pará, Brasil. Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EBTT/EA/UFPA). Coordenador do Projeto de Pesquisa: Geografia da População na Amazônia.

Raimundo Sérgio de Farias Júnior, Universidade do Estado do Pará

Fez Pós-Doutorado em Educação pela PUC/SP. Doutor em Educação pela UFPA. Mestre em Educação pela UFPA. Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA. Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

20/04/2023

Como Citar

Moraes, L., Lira, J., & Farias Júnior, R. (2023). EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DE ISTVÁN MÉSZÁROS. Revista Práxis Pedagógica, 8(9), 51–69. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7136