O CENÁRIO ATUAL DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

REALIDADES E PERSPECTIVAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas de Inclusão, Estudantes universitários

Resumo

Este estudo objetivou refletir sobre as políticas de inclusão que contribuíram para o acesso e a permanência de estudantes com deficiência nas Instituições de Educação Superior. Consistiu em uma pesquisa de análise bibliográfica. Os estudos que serviram de referência para esta análise foram as publicações de Dantas (2017),  Magalhães (2006), Pletsch e Melo (2017), Ciantelli e Leite (2018), entre outros. Os resultados apontaram que as políticas públicas de acesso e permanência contribuíram de forma significativa para o avanço inclusivo desses sujeitos. Entretanto, a atual Política Nacional de Educação Especial (PNEE) retrocede os avanços conquistados até hoje. Assim, percebemos que o processo inclusivo não é linear e, ainda, não está pronto. A partir dos principais achados da pesquisa, entendemos que a inclusão na educação superior é uma luta política constante e exercida por cada um de nós. Por não ser algo estático, imóvel, mas, em movimento, por isso mesmo devemos ser capazes de pensar em possibilidades de esperanças e avanços neste campo de conhecimento social.

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Biografia do Autor

Maria Auxileide da Silva Oliveira, Universidade Federal do Acre

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Trabalha como Pedagoga na UFAC.

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Realizou Pós-Doutorado em Educação (PNPD/CAPES) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) com período sanduíche (em ambas as formações) na Universidade La Salle do México (ULSA). Professor Adjunto-A e Vice-Chefe do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Pará (UEPA) no contexto do PROCAD- Amazônia. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN. 

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Publicado

22/04/2023

Como Citar

da Silva Oliveira, M. A., Mendes Tomaz dos Santos, G., & Barbosa Paiva Magalhães, R. de C. (2023). O CENÁRIO ATUAL DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REALIDADES E PERSPECTIVAS. Revista Práxis Pedagógica, 8(9), 70–87. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7346