Práticas educativas para alunos com dislexia
um olhar psicopedagógico
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e7602Palavras-chave:
educação inclusiva, psicopedagogia, dislexia, alunos com dislexiaResumo
O objetivo deste é discutir a importância da educação inclusiva no contexto educacional, com foco em alunos com dislexia. Essa pesquisa é fruto de um trabalho de Conclusão de Curso de uma especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e partiu do interesse em compreendermos como acontece as práticas inclusivas em sala de aula para esse público de alunos específico. A pesquisa insere-se em uma abordagem qualitativa em que fizemos uso de uma pesquisa bibliográfica tendo base autores de referência no campo da educação inclusiva. Os resultados apontaram que a psicopedagogia veio para auxiliar principalmente nas dificuldades e nos transtornos de aprendizagem, e que a dislexia é uma problemática que vem sendo estudada desde o final do século XX na Europa e depois se espalha em outros continentes. Os alunos com dislexia precisam ser vistos e compreendidos de forma integral e que sejam repensadas e adaptadas práticas educativas e pedagógicas com a finalidade de atender a um público seleto e heterogêneo.
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