Ensino de Geografia e Agroecologia
uma interface promissora no ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7634Palavras-chave:
agroecologia, ensino de geografia, agricultura, ensino fundamentalResumo
O ensino de Geografia é imprescindível para compreender a realidade de forma crítica e reflexiva. Nessa direção, tal prática precisa estar em consonância com a realidade do educando, caso contrário, não surtirá aprendizado. A realização desse trabalho objetiva refletir acerca das experiências adquiridas a partir da pesquisa de campo na Escola José Liberalino da Silva, em Nova Olinda, Ceará. Ele foi direcionado para as turmas do 5° ano, com a seguinte questão: o alunado das turmas detêm conhecimentos acerca da Agroecologia, bem como do Sistema Agroflorestal do Sr. Zé Arthur? A justificativa para tal proposta foi articulada em virtude da importância dessa temática nas aulas de Geografia e se embasou na pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnicas para coleta de dados o trabalho de campo e aplicação de questionários semiestruturados. Em síntese, a pesquisa teve como resultados que a Agroecologia, assim como o sistema agroflorestal de Zé Arthur, não foram trabalhados nas aulas. Nessa direção, tal prática precisa estar em consonância com a realidade dos educandos, caso contrário, não surtirá aprendizado. Nesse caso, a Agroecologia se encaixa perfeitamente, pois está inserida na realidade de tais sujeitos a partir das práticas ecológicas no sistema agroflorestal. Os principais autores que embasaram tal estudo foram Freire (2011), Macário (2019) e Silva (2016).
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