Ensino de Geografia e Agroecologia

uma interface promissora no ensino fundamental I

Autores

Palavras-chave:

agroecologia, ensino de geografia, agricultura, ensino fundamental

Resumo

O ensino de Geografia é imprescindível para compreender a realidade de forma crítica e reflexiva. Nessa direção, tal prática precisa estar em consonância com a realidade do educando, caso contrário, não surtirá aprendizado. A realização desse trabalho objetiva refletir acerca das experiências adquiridas a partir da pesquisa de campo na Escola José Liberalino da Silva, em Nova Olinda, Ceará. Ele foi direcionado para as turmas do 5° ano, com a seguinte questão: o alunado das turmas detêm conhecimentos acerca da Agroecologia, bem como do Sistema Agroflorestal do Sr. Zé Arthur? A justificativa para tal proposta foi articulada em virtude da importância dessa temática nas aulas de Geografia e se embasou na pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnicas para coleta de dados o trabalho de campo e aplicação de questionários semiestruturados. Em síntese, a pesquisa teve como resultados que a Agroecologia, assim como o sistema agroflorestal de Zé Arthur, não foram trabalhados nas aulas. Nessa direção, tal prática precisa estar em consonância com a realidade dos educandos, caso contrário, não surtirá aprendizado. Nesse caso, a Agroecologia se encaixa perfeitamente, pois está inserida na realidade de tais sujeitos a partir das práticas ecológicas no sistema agroflorestal. Os principais autores que embasaram tal estudo foram Freire (2011), Macário (2019) e Silva (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aldejane Lopes Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri-Urca, especialização em Geografia e Meio ambiente pela mesma IES. Especialização em Docência e Gestão da Educação Básica. Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Edilânio Rodrigues Macário, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor do Município de Crato-CE. Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri, com Especialização em História do Brasil pela mesma IES. É mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Terezinha Maria de Melo Nunes, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA, especialização em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira, especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN.

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

Atualmente em pós-doc no exterior no IGOT- ULISBOA pelo CNPq. Formado em Geografia pela Universidade de Sorocaba (2000) e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Com Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Atuou desde (1997) como professor do ensino básico, coordenador pedagógico e Diretor no Estado de São Paulo até (2011). Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Diretório de Pesquisa Geografia e Criatividade, coordenador do Laboratório Quatro Elementos (4EL).

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. São Paulo, Rio de janeiro: Expressão Popular, AS-PTA, 2012.

BADUE, Ana Flávia Borges; GOMES, Fernanda Freire Ferreira. Parceria entre consumidores e produtores na organização de feiras, 2011.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da geografia. Anekumene, n. 1, p. 128-139, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/55889/Downloads/dmggomez,+09_Ageografia+escolar-e+os+contenudos+da+geografia%20(3).pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

CÓSSIO, Maria de Fátima. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3, p. 1570-1590, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21669. Acesso em: 11 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014.

GUTERRES, Ivani. Agroecologia militante: contribuições de Enio Guterres. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A construção da memória histórica santanense a partir da atuação pedagógica do Museu de Paleontologia (1985- 2016). 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Regional do Cariri, Crato, 2019.

MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa. Novo Pitanguá: geografia. São Paulo: Moderna, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/21158/An%c3%a1liseQualitativaMinayo.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 12 ago. 2023.

SILVA, Gilcileide Rodrigues da. O Ensino de Geografia na Educação Básica: os desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SILVA, Izabel Cristina da. Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Silva, M. A. L., Macário, E. R., Nunes, T. M. de M., & Ribeiro, E. (2023). Ensino de Geografia e Agroecologia: uma interface promissora no ensino fundamental I. Revista Práxis Pedagógica, 9, 237–250. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7634

Edição

Seção

Artigos