Lélia Gonzalez na formação docente

narrativas para uma práxis pedagógica decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7677

Palavras-chave:

Pedagogia decolonial, Lélia Gonzalez, formação docente

Resumo

Este relato tem o objetivo de compartilhar as vivências e aprendizagens de estudo da obra de Lélia Gonzalez “Por um Feminismo Afro-latino-americano” no contexto de formação inicial docente. Fundamentada na pedagogia Freirena e na abordagem decolonial, descreve um processo que busca a valorização das epistemologias e referências silenciadas pela perpetuação da colonialidade. O processo utilizou-se de círculos de cultura, elaboração de resenhas e produção de uma série de podcasts sobre decoloneidade produzida pelos estudantes-autores. O estudo destaca a importância do giro decolonial e de referências como Lélia Gonzalez na formação docente e dentro do currículo acadêmico, reivindicando a reparação histórica do silenciamento das narrativas e saberes colonizados. No processo pedagógico relatado, observou-se a ampliação e aprofundamento da compreensão de mundo por parte dos estudantes-autores, culminando na criação de um material em áudio disponível gratuitamente, compartilhando referências importantes para a valorização e compreensão aprofundada das epistemologias decoloniais e sua relação com a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Melques Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Santos

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Santos e Professora do Curso de Pedagogia da UNIMES. É mestre em Educação, licenciada em Pedagogia e Educação física e artista circense.

Rafaela Camargo dos Santos, Universidade Metropolitana de Santos - Unimes

Estudante do curso de licenciatura de Pedagogia e estagiária na rede privada de Santos.

Isabella Pereira Yamamoto , Universidade Metropolitana de Santos - Unimes

Estudante do curso de licenciatura em Pedagogia.

Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Letras Don Domênico. É Mestre em Educação (educação e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e Doutora em Educação (Políticas de Avaliação) pela Universidade de Campina- UNICAMP. Atualmente é professora na graduação, pós-graduação lato sensu a distância e docente do Programa de Mestrado
Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES.

Referências

EDUCAST. Podcast. Pedagogia Unimes. Santos, 2022. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/34v5eKzvZUZzUMqjJQsd4K. Acesso em: 08 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: Ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro. Zahar, 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo. Companhia das Letras, 2020.

MOUJÁN, Inés Fernández; CARVALHO, Elson Santos; RAMOS JÚNIOR, Dernival Venâncio. Pedagogias de(s)coloniais: fazeres e saberes. Goiânia: Econuvem, 2020.

RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Fernandes, J. M., Santos, R. C. dos, Yamamoto , I. P., & Camba, M. (2023). Lélia Gonzalez na formação docente: narrativas para uma práxis pedagógica decolonial. Revista Práxis Pedagógica, 9, 1–12. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7677

Edição

Seção

Artigos