Lélia Gonzalez na formação docente
narrativas para uma práxis pedagógica decolonial
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2023v9e7677Palavras-chave:
Pedagogia decolonial, Lélia Gonzalez, formação docenteResumo
Este relato tem o objetivo de compartilhar as vivências e aprendizagens de estudo da obra de Lélia Gonzalez “Por um Feminismo Afro-latino-americano” no contexto de formação inicial docente. Fundamentada na pedagogia Freirena e na abordagem decolonial, descreve um processo que busca a valorização das epistemologias e referências silenciadas pela perpetuação da colonialidade. O processo utilizou-se de círculos de cultura, elaboração de resenhas e produção de uma série de podcasts sobre decoloneidade produzida pelos estudantes-autores. O estudo destaca a importância do giro decolonial e de referências como Lélia Gonzalez na formação docente e dentro do currículo acadêmico, reivindicando a reparação histórica do silenciamento das narrativas e saberes colonizados. No processo pedagógico relatado, observou-se a ampliação e aprofundamento da compreensão de mundo por parte dos estudantes-autores, culminando na criação de um material em áudio disponível gratuitamente, compartilhando referências importantes para a valorização e compreensão aprofundada das epistemologias decoloniais e sua relação com a formação de professores.
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Referências
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