USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS TÉCNICOS SOB O OLHAR DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Cristina Cezimbra Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Maria Araújo Santos Colégio Técnico Industrial (CTISM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) https://orcid.org/0000-0002-1513-3717

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2687

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, AVA na Educação Profissional, EPT, Tecnologias Digitais

Resumo

Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (PPGEPT - CTISM), Mestrado Acadêmico, na linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo geral: estudar o uso de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVA) na Educação Técnica de Nível Médio faz-se necessário identificar esta cultura digital no cotidiano de sala de aula, pois se sabe que a Educação Profissional forma para o trabalho e a maioria das empresas utiliza tecnologias no seu dia a dia, por isso, procuram pessoas que consigam interagir com elas, bem como as tecnologias digitais transformam as escolas em espaços mais atrativos, conectam a formação com a necessidade da vida social e preparam os alunos para a atividade profissional do futuro. Os autores que nortearam esta pesquisa Coll (2010), Kenski (2012, 2013) Moran (2013), Rosini (2007) entre outros, e para o desenvolvimento desta pesquisa foi feito um estudo de caso, com análise quali-quantitativa, que apontou, entre outros dados, o desconhecimento dos professores para o uso dos recursos do ambiente virtual MOODLE, seus impactos no ensino e na participação dos alunos. Esta pesquisa mostra que mesmo tendo acesso as tecnologias, a prática de sala de aula de muitos professores ainda está longe do dia a dia dos alunos, e também das necessidades no uso de ambientes virtuais de ensino, e isto pode ser um complicador na formação para o trabalho. Como trabalho futuro, esta pesquisa sugere projetos de capacitação, de forma modular, para a comunidade envolvida.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Cezimbra Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Colégio Técnico Industrial (CTISM) - UFSM - Mestrado em Educação Profissional e Tecnologica

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

Schmidt, M. C. C., & Santos, L. M. A. (2019). USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS TÉCNICOS SOB O OLHAR DE PROFESSORES. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 93. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2687