Possibilidades de aprendizagem em ciências dentro de espaços não escolares de mercados e feiras na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8231Palavras-chave:
espaços não formais, saberes populares, conhecimento científicoResumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender as narrativas dos participantes em espaços não formais como forma de explicar conceitos científicos e aplicá-los no processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos uma abordagem pós-crítica em educação, que nos permitiu planejar, registrar, avaliar e revisar nossas ações e questionamentos. Empregamos entrevistas gravadas em áudio como instrumento de coleta de dados. Através das falas dos trabalhadores da feira e do mercado, pudemos compreender como é possível desenvolver práticas pedagógicas no ensino de ciências em espaços não formais. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a possibilidade de contribuir para o campo do ensino de Ciências com práticas pedagógicas que valorizem os saberes populares na região amazônica. Os trabalhadores reconheceram seus espaços de trabalho como uma ferramenta para adquirir conhecimento, seja ele formal ou não formal. Eles puderam perceber e identificar como a ciência circula entre os aromas, sabores e odores nos mercados e feiras. Esses resultados revelam a possibilidade de desenvolver novas práticas para o ensino de ciências em espaços não formais, proporcionando uma experiência mais prazerosa e menos fragmentada.
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