Mapeamento acerca da identidade profissional do Pedagogo no Brasil

uma pesquisa bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8292

Palavras-chave:

docência, formação profissional, identidade profissional do pedagogo, pedagogia

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar os elementos constitutivos da identidade do pedagogo, a partir de debates contemporâneos alinhados a perspectivas críticas e históricas acerca da formação docente. Para tanto, utilizamos, para fins de construção dos dados, a pesquisa bibliográfica, delimitando como recorte temporal o período de 2019 a 2024. O portal de buscas escolhido foi o Google Acadêmico, com os descritores: identidade, pedagogo, identidade do pedagogo. Os resultados apontam os aspectos que contribuem para o processo de constituição da identidade do pedagogo, sendo possível organizá-los em três categorias: as relações da identidade profissional do pedagogo com as histórias de vidas e com a infância; as influências da formação inicial em pedagogia nos processos identitários; e a atuação profissional como catalisadora da identidade profissional. Como conclusão, situamos a complexidade da temática e apontamos algumas dimensões de análise que corroboram no processo de constituição da identidade profissional do pedagogo.

Biografia do Autor

  • Thyago Ycaro Souza de Menêzes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Psicologia (Centro Universitário do Rio Grande do Norte). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEG/UFRN). Membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP 17).

     

  • Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Psicologia Social (PUC/SP). Graduada em Psicologia (UFRN). Diretora do Centro de Educação da UFRN. Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.

     

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Publicado

31/12/2024

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Seção

Artigos

Como Citar

Mapeamento acerca da identidade profissional do Pedagogo no Brasil : uma pesquisa bibliográfica . (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8292. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8292