NEGROS E HOMOSSEXUAIS VISTOS PELA ÓTICA DA COMUNIDADE SOCIOPROFISSIONAL DE EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e2446Keywords:
gender, diversity, education, school, constitution, public policiesAbstract
O presente artigo se originou a partir do projeto de intervenção por mim realizado, após sugestão no meu TCC da Pós-Graduação do curso de Gênero e Diversidade na Escola, realizado entre os anos de 2015 e 2016 na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.
Convém esclarecer que no TCC privilegiou-se duas das minorias menos visíveis social e politicamente: negros e homossexuais, no contexto do espaço escolar.
O projeto de intervenção sugeriu que fosse realizada uma pesquisa escolar em duas fases que envolvesse alunos, professores, equipe de apoio escolar e comunidade do entorno a partir de relevantes informações constatadas na confecção do TCC onde se afirmava que o índice de evasão escolar é maior entre negros e homossexuais por dois motivos distintos: preconceito racial e intolerância de gênero consecutivamente. Em seguida vem, para os negros, a necessidade de trabalhar e para os homossexuais a fuga da situação. Ambas minorias são ainda vitimizadas pela escola em si que tem histórico de ser excludente.
Para dar maior veracidade escolheu-se uma escola de modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos porque ela recebe grande parte da população negra e homossexual que outrora se evadiu do ensino regular pelos motivos já expostos acima.
Downloads
References
GUIA GAY SÃO PAULO. Mais de um terço dos jovens são gays ou bissexuais no Brasil – 2015. Disponível em: http://www.guiagaysaopaulo.com.br/1/n--mais-de-um- terco-dos-jovens-no-brasil-sao-gays-ou-bissexuais--01-11-2015--1937.htm. Acesso em: 24 jun. 2017.
GWERCMAN, Sérgio - Super Interessante – O Brasil e os homossexuais: Sim – 2016 – Disponível em: http://super.abril.com.br/comportamento/o-brasil-e-os- homossexuais-sim/ Acesso em: 24 jun. 2017.
SILVA, Raimundo Barthô da. Gênero e Diversidade – Problematizando o Desenvolvimento do Tema na Escola: Legislação, Sociedade e Percepções da Comunidade Escolar – Projeto de Intervenção – Pesquisa Escolar – 2016. Disponível em: https://goo.gl/7DqJHg. Acesso em: 24 jun. 2017.
______. Gênero e Relações Raciais na E.J.A: Problematizando o desenvolvimento do tema na escola: Legislação, Sociedade e Percepções da Comunidade Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.
VIEIRA, Isabela. EBC – Agencia Brasil - IBGE: negros são 17% dos mais ricos e três quartos da população mais pobre – 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibge-negros-sao-17-dos-mais- ricos-e-tres-quartos-da-populacao-mais-pobre. Acesso em: 24 jun. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.