ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES NA INTERFACE ESCOLA RURAL E URBANA EM BOCAIÚVA DO SUL-PR
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3511Palavras-chave:
discurso, professor, aluno, representação socialResumo
As escolas localizadas no campo apresentam um grande distanciamento no que se refere aos discursos educacionais das escolas localizadas nas áreas consideradas urbanas. Ao estudar a realidade das escolas do campo, é reforçada a necessidade de um estudo sobre as práticas pedagógicas associadas à educação nas áreas rurais e sua ligação direta com Representações Sociais em seu território. As dimensões educativas e socializadoras são de comunicação e é neste momento que surge a necessidade de analisar o discurso do docente que lecionará nestas regiões. Para tanto, investiga-se como os professores vêm trabalhando a educação do campo na transição da escola localizada no campo para as escolas estaduais (urbanas) em Bocaiúva do Sul, partindo de dois focos principais: (i) o ensino fundamental I das escolas rurais precisa de fortalecimento da comunicação com o ensino fundamental II das escolas urbanas para que realmente garantam o acesso à formação e informação dos alunos no processo de construção coletiva e permanente; (ii) verificação da necessidade de aproximação do discurso dos professores ao cotidiano dos alunos, estreitando a relação professor/aluno e consequentemente escola/comunidade contemplando a apropriação dos conhecimentos do campo em relação à chegada deste aluno na escola estadual urbana. Entende-se por fim que os professores e a equipe pedagógica têm fundamental importância no desenvolvimento das atividades propostas principalmente no que se refere a atender aquilo que é disposto na legislação, para tanto, verifica-se a necessidade do docente deixar de se prender aos conteúdos específicos, dos quais muitas vezes é proficiente e passe a dedicar-se mais ao aperfeiçoamento das habilidades desenvolvidas durante seu percurso acadêmico e profissional.
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