EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO

IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3840

Palabras clave:

Educação empreendedora, Desenvolvimento, Formação generalizada, Alienadora

Resumen

A educação empreendedora ganhou muita importância nos últimos anos devido a fatores como crise financeira e política, perda de emprego, diminuição do Estado, em suma, falta de políticas públicas estruturantes para o efetivo desenvolvimento do País; e por essa razão tudo que envolve o “empreendedorismo” está “na moda” como nunca antes. Em todo mundo, países mais ou menos desenvolvidos apostam no fomento em iniciativas empreendedoras como a salvação do planeta por intermédio da salvação individual, pregando que o desenvolvimento individual automaticamente proporcionará o coletivo. Nesse sentido este trabalho busca investigar as principais teorias formuladas em torno do empreendedorismo e da educação empreendedora, principalmente a “pedagogia empreendedora” criada por Fernando Dolabela. Como resultado elaboramos uma “discussão” (embate) teórico com argumentos a favor e contra a implantação da educação empreendedora no currículo nacional do ensino fundamental ao superior, onde os autores favoráveis a consideram fundamental para o desenvolvimento do ser e, a partir disso, de toda sociedade; enquanto os contra temem uma formação generalizada baseada em linhas de pensamento neoliberal, individualista, ideológica, positivista e, dessa forma, alienadora.

Biografía del autor/a

  • Carlo Filipe Evangelista Raimundo, Universidade Federal de Rondônia
    Economista discente no programa de mestrado acadêmico em educação - PPGE/UNIR.
  • Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia

    PPGE/UNIR

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Publicado

04/01/2019

Cómo citar

EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO: IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS. (2019). Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 110-127. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3840