Atualidade do Manifesto Comunista e a educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8318

Palavras-chave:

comunista, Engels, manifesto, Marx, neofascismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo situar o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Frederich Engels em 1848 como referência no entendimento do real. Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, baseada na literatura existente sobre o tema e suas correlações. Discutiu-se a atualidade da obra frente às ameaças de ressurgimento do fascismo e nazismo, com governos de ultradireita no Brasil. Os princípios considerados como conservadores, pautados no lema Deus, Pátria e Família são ferramenta do capital para intensificar a acumulação através da política neoliberal de incentivo ao individualismo e empreendedorismo. Conclui-se que o Manifesto é referência para se compreender a raiz de nossa sociedade atual, com suas contradições e esforços constantes para retroceder a tempos que deveriam ser lembrados apenas nos livros de história.

Biografia do Autor

  • João Roberto Resende Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor e Professor da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT/UEG) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG).

  • Gustavo Boni Minetto, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT/UEG) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atualidade do Manifesto Comunista e a educação contemporânea. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8318. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8318