PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3804Palavras-chave:
Colônia de pescadores, Grau de instrução, Conhecimento empíricoResumo
A pesquisa teve o intuito de investigar os processos de formação educacional dos pescadores artesanais do Guaporé. Para isso buscou sistematizar dados obtidos em campo, por meio de oficinas participativas e entrevistas semiestruturadas a respeito do grau de instrução dos pescadores; demandas de cursos de formação; acesso à educação e formação; dentre outros temas. O público alvo foram os pescadores artesanais associados às Colônias de Pecadores Z- 3 e Z-10, localizados, respectivamente, nos municípios de Pimenteiras d’Oeste e São Francisco do Guaporé, Rondônia. Constataram-se diversos gargalos relacionados ao processo de formação educacional dos pescadores, pois a maioria apresenta-se com baixo grau de instrução, isto reflete diretamente na renda das famílias o que pode levar a evasão de jovens da atividade. Todavia os pescadores mostraram interesse em aumentar sua formação, por meio de cursos técnicos.
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