A FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR
UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3859Palavras-chave:
formação docente, educação inclusiva, escolas públicasResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação docente para a promoção do ensino inclusivo em escolas públicas do Estado de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e foi realizada em três escolas públicas da educação básica de Rondônia (sendo duas em Ji-Paraná e uma em Ouro Preto do Oeste). Envolveu vinte e nove (29) professores dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Para o embasamento teórico, utilizamos a legislação e demais documentos oficiais que versam sobre a educação inclusiva, bem como autores da área. Os dados evidenciaram que a formação docente para a promoção do ensino inclusivo nas escolas pesquisadas é deficitária, tendo em vista que a formação inicial não dá conta de capacitar os docentes para uma prática inclusiva e a formação continuada, da forma que é operacionalizada, também deixa a desejar. Esse panorama preocupante indica a necessidade de desenvolver pesquisas e ampliar a discussão sobre a temática, com o objetivo de contribuir para com a consolidação da educação inclusiva nas escolas.
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