INVESTIGANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA NO SUL DO AMAZONAS

Autores

  • Taciane Belo Universidade Federal do Amazonas
  • Rúbia Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Eulina Nogueira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3861

Palavras-chave:

Formação de professores, Biologia, Química.

Resumo

A formação de professores nas modalidades de licenciatura dupla, não é comum em âmbito nacional, visto que esse tipo de formação exige a interligação de grades curriculares de dois cursos distintos, cujo período de formação deve ocorrer em aproximadamente cinco anos. Os acadêmicos do curso estão sendo habilitados para atuar tanto na disciplina de Ciências Naturais, como de Biologia e Química. Com isso a presente pesquisa intitulada “Investigando a formação de professores de Ciências, Biologia e Química no Sul do Amazonas” teve como objetivo analisar a formação dos futuros professores do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, no município de Humaitá-AM. Tal pesquisa dividiu-se em duas etapas, uma entrevista com os alunos matriculados no curso bem como os egressos. Todavia, para este trabalho foi utilizado somente à pesquisa com os alunos que se encontram em formação. A metodologia utilizada nesta pesquisa teve uma abordagem qualitativa com o intuito de responder as indagações proposta neste trabalho, com isso foi realizada uma entrevista semi-estruturada e questionários abertos e fechados, além da pesquisa documental. Para a análise foi utilizado uma perspectiva crítica de educação que pudessem dar conta de embasar as análises realizadas. Constatou-se que muitos dos querem ser professores, veem a profissão como uma segunda opção, muitos alunos concordam que existe uma boa qualificação de seus professores, mas as condições de laboratórios bem como a metodologia utilizada por seus professores prejudicam na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rúbia Costa, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

04/01/2019

Como Citar

Belo, T., Costa, R., & Nogueira, E. (2019). INVESTIGANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM CIÊNCIAS, BIOLOGIA E QUÍMICA NO SUL DO AMAZONAS. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 46–63. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3861