O criar e imaginar na infância: reflexões que envolvem teoria e prática na educação infantil

Autores

  • Diana Vandréia Dal Soto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e680

Palavras-chave:

infância, educação infantil, imaginação, criatividade

Resumo

Este texto sistematiza reflexões sobre o criar e o imaginar na infância, reflexões estas que, tecidas a partir do acompanhamento feito pela professora referência da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UFSM) - com crianças em idades pré-escolar - propõem uma discussão de como o processo criativo das crianças pode ser entendido e valorizado nas práticas de Educação Infantil. Nesse sentido, as observações e os registros reflexivos do professor compõem os elemetos de análise sob a pespectiva da teoria Histórico-Cultural. As conclusões obtidas por meio desse estudo apontam caminhos para que se olhe a criança na escola e se pense sobre a construção de ambientes educatvios que valorizem o seu potencial criativo na produção de sentidos para suas aprendizagens, e isso inclui considerá-la protagonista, como participante ativa no seu processo educativo.

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Biografia do Autor

Diana Vandréia Dal Soto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Pedagogia (UFSM); Mestranda em Educação no programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

Dal Soto, D. V. (2018). O criar e imaginar na infância: reflexões que envolvem teoria e prática na educação infantil. Revista Práxis Pedagógica, 1(1), 45–55. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e680