Etnoconhecimento e levantamento da mastofauna no distrito de Rolim de Moura do Guaporé – RO, Amazônia, Brasil

Autores

  • Larissa Gabriela Araujo Goebel UNEMAT
  • Katiele de Jesus Sacoman
  • Mariza de Lima Schiavi
  • Leandro da Silva Pereira
  • Michele Silva Gonçalves
  • Iracylene Pinheiro da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.8.n.3.p.1-8

Palavras-chave:

Percepção ambiental. Inventário. Entrevista. Etnozoologia.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento dos mamíferos de médio e grande porte existente e analisar a percepção da comunidade tradicional e indígena referente a este grupo no Distrito de Rolim de Moura do Guaporé, pertencente ao município de Alta Floresta d’Oeste, Estado de Rondônia, Brasil. Foram aplicados questionários semiestruturados em trinta (30) moradores da comunidade, sendo estes selecionados aleatoriamente. Também foram considerados os registros oportunísticos dos mamíferos, baseado na procura visual. A partir dos dados fornecidos pelos moradores, foram registradas onze espécies de mamíferos. Todos os entrevistados afirmaram que se alimentam ou que já se alimentaram de carne provinda da atividade de caça. Questionados sobre alterações temporais na quantidade e composição de mamíferos, 57% dos entrevistados concordam que não houve modificações, enquanto 43% alegam terem observado mudanças ao longo dos anos.  A população entrevistada concorda quanto à importância dos mamíferos para o meio ambiente, uma vez que desempenham funções ecológicas essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas. Os registros encontrados dos mamíferos de médio e grande porte demonstram a importância do local para a conservação da mastofauna. Assim, conclui-se que a área de estudo é relevante para a sobrevivência das espécies, portanto, sugere-se a realização de estudos mais detalhados no local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Gabriela Araujo Goebel, UNEMAT

Formada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED e mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

Katiele de Jesus Sacoman

Bióloga. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal. 

Mariza de Lima Schiavi

Bióloga. Possui experiência na área de zoologia com ênfase em entomofauna. Estagiou no laboratório de zoologia da FACIMED organizando a coleção entomológica.

Leandro da Silva Pereira

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2015). Atualmente é chefe de serviços ambientais da Prefeitura Municipal de Corumbiara. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental.

Michele Silva Gonçalves

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso- Campus de Tangará da Serra (2010) e mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção pela Universidade do Estado de Mato Grosso- Campus de Tangará da Serra (2013). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Conservação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fragmentação e entomofauna.

Iracylene Pinheiro da Silveira

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Linha de pesquisa: Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico - Gestão de Recursos hídricos (2017).

Downloads

Publicado

2019-12-08

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente