Diagnóstico de mastite clínica bovina ocasionada por Staphylococcus aureus em uma propriedade rural do município de Texeirópolis, Rondônia

Autores

  • Gabriel Farias Medeiros Centro Universitário São Lucas
  • Luiz Donizete Campeiro Junior Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Paulo Henrique Gilio Gasparotto Universidade Federal do Acre / Centro Universitário São Lucas
  • Jerônimo Vieira Dantas Filho Universidade Federal do Acre
  • João Luiz Barbosa Centro Universitário São Lucas
  • Taciane Leticia de Melo Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.9.n.4.p.1-6

Palavras-chave:

Inflamação, Glândula mamária, Leite, Saúde Animal

Resumo

O leite bovino é um alimento com valor nutritivo que gera renda e sustenta muitas famílias do campo e das cidades. Cerca de 150 milhões de lares estão envolvidos na cadeia produtiva do leite, sendo o Brasil destaque na produção por ser um dos principais produtores mundiais de leite. Um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores de leite está relacionado à mastite clínica e subclínica. Esta doença é uma inflamação da glândula mamária ocasionada por diversos fatores, como presença de bactérias, fungos, traumatismos, entre outros. A mastite pode se apresentar na forma clínica ou subclínica acarretando grandes prejuízos com a diminuição na produção de leite, e em muitos casos pode levar a perca total dessa produção. Apesar de ser causada por diversos microrganismos de vida livre, a bactéria Staphylococcus aureus é o agente infeccioso mais prevalente nas infecções intramamárias de bovinos. O diagnóstico direto é realizado por meio do teste California Mastitis Test (CMT), Teste da caneca de fundo preto, quantidade de células somáticas (CCS) e diagnóstico microbiológico. Neste trabalho objetivou-se relatar um caso de mastite clínica ocasionada por Staphylococcus aureus em uma vaca leiteira da raça girolando confinada em uma propriedade rural do munícipio de Teixeirópolis-RO, cujo diagnóstico foi por análise microbiológica. A análise foi realizada por meio de uma amostra oriunda da propriedade, que foi enriquecida em caldo BHI e distribuída em três diferentes meios de cultura Agar Sangue de Carneiro a 5%, Agar Macconkey e Agar Sal Manitol. E ainda, teste de coagulase e catalase. O diagnóstico foi constatado pelas características fenotípicas observadas pela coloração de Gram, morfologia das colônias no sal manitol, além dos testes de coagulase e catalase positiva, confirmando assim o diagnóstico da bactéria Staphylococcus aureus colagulase positivo. Dentre as formas de diagnóstico da mastite o diagnóstico microbiológico é o mais importante, porque ao identificar o agente causador da enfermidade possibilita agilizar o tratamento, beneficiando a saúde do animal, consequentemente, favorecendo o retorno do desempenho produtivo do animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Farias Medeiros, Centro Universitário São Lucas

Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário São Lucas

Luiz Donizete Campeiro Junior, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Mestrado em Ciências Veterinárias e doutorando em Biotecnologia Animal.

Paulo Henrique Gilio Gasparotto, Universidade Federal do Acre / Centro Universitário São Lucas

Mestrado em Produção Animal, especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e doutorando em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável, Universidade Federal do Acre. Também, docente do curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário São Lucas.

Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal do Acre

Mestrado em Ciências Ambientais e doutorando em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável, Universidade Federal do Acre.

João Luiz Barbosa, Centro Universitário São Lucas

Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário São Lucas

Taciane Leticia de Melo Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Ciências Ambientais e especialização em Clínica Veterinária.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Ciências Biológicas e Biodiversidade