Diagnóstico de mastite clínica bovina ocasionada por Staphylococcus aureus em uma propriedade rural do município de Texeirópolis, Rondônia

Autores

  • Gabriel Farias Medeiros Centro Universitário São Lucas
  • Luiz Donizete Campeiro Junior Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Paulo Henrique Gilio Gasparotto Universidade Federal do Acre / Centro Universitário São Lucas
  • Jerônimo Vieira Dantas Filho Universidade Federal do Acre
  • João Luiz Barbosa Centro Universitário São Lucas
  • Taciane Leticia de Melo Souza Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.9.n.4.p.1-6

Palavras-chave:

Inflamação, Glândula mamária, Leite, Saúde Animal

Resumo

O leite bovino é um alimento com valor nutritivo que gera renda e sustenta muitas famílias do campo e das cidades. Cerca de 150 milhões de lares estão envolvidos na cadeia produtiva do leite, sendo o Brasil destaque na produção por ser um dos principais produtores mundiais de leite. Um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores de leite está relacionado à mastite clínica e subclínica. Esta doença é uma inflamação da glândula mamária ocasionada por diversos fatores, como presença de bactérias, fungos, traumatismos, entre outros. A mastite pode se apresentar na forma clínica ou subclínica acarretando grandes prejuízos com a diminuição na produção de leite, e em muitos casos pode levar a perca total dessa produção. Apesar de ser causada por diversos microrganismos de vida livre, a bactéria Staphylococcus aureus é o agente infeccioso mais prevalente nas infecções intramamárias de bovinos. O diagnóstico direto é realizado por meio do teste California Mastitis Test (CMT), Teste da caneca de fundo preto, quantidade de células somáticas (CCS) e diagnóstico microbiológico. Neste trabalho objetivou-se relatar um caso de mastite clínica ocasionada por Staphylococcus aureus em uma vaca leiteira da raça girolando confinada em uma propriedade rural do munícipio de Teixeirópolis-RO, cujo diagnóstico foi por análise microbiológica. A análise foi realizada por meio de uma amostra oriunda da propriedade, que foi enriquecida em caldo BHI e distribuída em três diferentes meios de cultura Agar Sangue de Carneiro a 5%, Agar Macconkey e Agar Sal Manitol. E ainda, teste de coagulase e catalase. O diagnóstico foi constatado pelas características fenotípicas observadas pela coloração de Gram, morfologia das colônias no sal manitol, além dos testes de coagulase e catalase positiva, confirmando assim o diagnóstico da bactéria Staphylococcus aureus colagulase positivo. Dentre as formas de diagnóstico da mastite o diagnóstico microbiológico é o mais importante, porque ao identificar o agente causador da enfermidade possibilita agilizar o tratamento, beneficiando a saúde do animal, consequentemente, favorecendo o retorno do desempenho produtivo do animal.

Biografia do Autor

  • Gabriel Farias Medeiros, Centro Universitário São Lucas
    Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário São Lucas
  • Luiz Donizete Campeiro Junior, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
    Mestrado em Ciências Veterinárias e doutorando em Biotecnologia Animal.
  • Paulo Henrique Gilio Gasparotto, Universidade Federal do Acre / Centro Universitário São Lucas
    Mestrado em Produção Animal, especialização em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e doutorando em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável, Universidade Federal do Acre. Também, docente do curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário São Lucas.
  • Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal do Acre
    Mestrado em Ciências Ambientais e doutorando em Ciência Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável, Universidade Federal do Acre.
  • João Luiz Barbosa, Centro Universitário São Lucas
    Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário São Lucas
  • Taciane Leticia de Melo Souza, Universidade Federal de Rondônia
    Mestrado em Ciências Ambientais e especialização em Clínica Veterinária.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Ciências Biológicas e Biodiversidade

Artigos Semelhantes

1-10 de 29

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.