Características hidrogeomorfométricas e dinâmica da cobertura do solo da microbacia do rio Curiango, Amazônia Ocidental, Brasil

Autores

  • Juliane Batista Mendes de Alencar Universidade Federal de Rondônia
  • João Ânderson Fulan Universidade Federal de São Carlos
  • João Marcelo Silva do Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Emanuel Maia Universidade Federal de Rondônia
  • Jhony Vendruscolo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.13.n.1.7453

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Características da paisagem, Conservação dos recursos naturais

Resumo

Informações sobre características hidrogeomorfométricas e dinâmica de cobertura do solo são imprescindíveis para o planejamento e gestão ambiental, visando o desenvolvimento sustentável. Assim, teve-se por objetivo disponibilizar estas informações para a microbacia do rio Curiango. Para aquisição dos dados foram utilizadas equações e geotecnologias. A microbacia do rio Curiango tem área de 5,68 km2, perímetro de 12,65 km, forma alongada, altitudes de 235 a 325 m, predominância de relevo suave ondulado (53,17%), regiões com baixa influência na propagação de incêndios (95,95%), aptas a extremamente aptas à mecanização agrícola (95,97%), padrão de drenagem dendrítico, hierarquia fluvial de 3ª ordem (rios pequenos), média densidade de nascentes (4,75 nascente km-2), alta densidade de drenagem (2,22 km km-2), índice de sinuosidade de 20,25% (canal principal reto), baixo coeficiente de manutenção (450,4 m2 m-1) e baixo tempo de concentração (1,53 h). De 1984 a 2022, ocorreu o crescimento da área de agropecuária, chegando a ocupar 86,27% da área da microbacia e 65,88% da área da zona ripária no último ano. Neste cenário, recomenda-se medidas integradas para mitigar o impacto antrópico nos recursos hídricos, e reduzir a suscetibilidade à escassez hídrica na microbacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de  qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Especial: Uso de geotecnologias para análise e planejamento da gestão da natureza na Amazônia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.