Microbacia do rio Professora Cleci: características geométricas, topográficas e hidrográficas como subsídios para o planeja-mento e a gestão dos recursos naturais

Autores

  • Antonio Marcos Fernandes Freitas Universidade Federal de Rondônia
  • Elismar Neiva Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Jackson de Souza Maulaz Universidade Federal de Rondônia
  • Kelvyn Bryan Alves Queiroz Universidade Federal de Rondônia
  • Náthale Gabrielle Delarmelina Universidade Federal de Rondônia
  • Jhony Vendruscolo Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.13.n.1.7388

Palavras-chave:

Características da paisagem, Planejamento e gestão ambiental, Desenvolvimento sustentável, Amazônia Ocidental

Resumo

As características hidrogeomorfométricas da microbacia influenciam no planejamento e gestão dos recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável da região. Assim, objetivou-se com este trabalho, disponibilizar informações sobre as características hidrogeomorfométricas da microbacia Professora Cleci. Os dados foram obtidos através de geotecnologias e imagens de satélite. A microbacia Professora Cleci tem área de 11,94 km2, perímetro de 11,97 km, forma alongada, altitudes de 377 a 467 m, predominância dos relevos ondulado e suave ondulado, baixa a influência na propagação de incêndios e aptas à mecanização agrícola, padrão de drenagem dendrítico de 4ª ordem, 9,38 nascentes km-2, densidade de drenagem de 3,38 km km-2, coeficiente de manutenção de 296,2 m2 m-1, índice de sinuosidade 38,11% e tempo de concentração de 2,82 h. As características hidrogeomorfométricas da microbacia Professora Cleci confirmam potencial para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e florestais, contudo, recomenda-se a adoção de práticas conservacionistas (vegetativas, edáficas e mecânicas) para conciliar as atividades antrópicas com a conservação dos recursos naturais, em prol do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de  qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Especial: Uso de geotecnologias para análise e planejamento da gestão da natureza na Amazônia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.