Docência para educação profissional e tecnológica: aproximando diálogos
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4101Palavras-chave:
Formação docente. Educação Profissional e Tecnológica. Institutos Federais.Resumo
Na sociedade atual se verifica uma forte influência de potências mundiais e, com isso, o trabalho, especialmente docente, na Educação Profissional e Tecnológica, encontra-se bastante fragilizado, por isso este artigo, propõe-se a aproximar alguns diálogos de importantes pesquisadores dessa área de atuação para apontar possíveis caminhos de formação docente com o intuito de se pensar a efetivação de um projeto que se consolide na especificidade da EPT. Para este estudo utiliza-se de uma revisão bibliográfica, dialogando com Moura(2008), Araújo(2008) e Machado (2008) que têm contribuído com seus estudos para que as práticas de formação de professores na EPT sejam repensadas e novas alternativas apontadas. O caminho para tais reflexões constrói-se com base em dois questionamentos: há especificidades na formação docente da EPT? E, como formar professores para a EPT, dadas as características desta modalidade de ensino e o compromisso com a classe trabalhadora? Os resultados dessas discussões apontam para uma formação docente que considere a especificidade da EPT. No entanto, quanto às propostas de como melhor proporcionar essa formação, ainda é um campo que requer muita discussão e aprimoramento.
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