Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4707Palavras-chave:
Formação Continuada. Gestão escolar. Educação Básica.Resumo
O presente trabalho discute a temática de Formação Continuada (FC) e a relação com a Gestão Escolar Democrática. Objetiva analisar quais fatores interferem na FC de professores e o papel da gestão escolar neste processo. A pesquisa configura-se de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados, evidenciou-se o pouco tempo que os professores possuem para a participação em espaços de FC; o distanciamento entre o que é ofertado e o que realmente se apresenta como necessidade formativa; a submissão a um projeto de formação ofertado de “cima para baixo”; a falta de participação e autonomia para decidir o próprio espaço/tempo formativo, entre outros. Conclui-se pelo necessário resgate dos pressupostos da gestão democrática, inclusive na legislação educacional, para que seja possível a criação de saídas apoiadas coletivamente no enfrentamento das problemáticas em prol da descentralização de poder.Downloads
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