Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4707

Palavras-chave:

Formação Continuada. Gestão escolar. Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho discute a temática de Formação Continuada (FC) e a relação com a Gestão Escolar Democrática. Objetiva analisar quais fatores interferem na FC de professores e o papel da gestão escolar neste processo. A pesquisa configura-se de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados, evidenciou-se o pouco tempo que os professores possuem para a participação em espaços de FC; o distanciamento entre o que é ofertado e o que realmente se apresenta como necessidade formativa; a submissão a um projeto de formação ofertado de “cima para baixo”; a falta de participação e autonomia para decidir o próprio espaço/tempo formativo, entre outros. Conclui-se pelo necessário resgate dos pressupostos da gestão democrática, inclusive na legislação educacional, para que seja possível a criação de saídas apoiadas coletivamente no enfrentamento das problemáticas em prol da descentralização de poder.

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Biografia do Autor

Eriques Piccolo Becker, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil. 

Daniele Rorato Sagrillo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1105-0826, E-mail: daniele.sagrillo.rs@gmail.com.

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Publicado

31/12/2021

Como Citar

BECKER, E. P.; SAGRILLO, D. R. Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–19, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.4707. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4707. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos