A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA RONDONIENSE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7417Palavras-chave:
Docentes, Formação Docente, Formação Continuada, Formação inicialResumo
O artigo objetivou analisar a produção de dois Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia a partir do descritor Formação Docente. Como metodologia, recorremos ao Estado do Conhecimento, com um recorte temporal entre os anos de 2016 e 2020. Especificamente, buscamos: quantificar as produções; classificar, quantitativamente, as produções Formação Docente Inicial e Continuada; verificar os aspectos metodológicos utilizados como coleta de dados e evidência; verificar os referenciais teóricos que sustentaram as análises; e tecer discussões em forma de análise geral dos principais achados efetuados nas pesquisas quanto à prática, às políticas e à pesquisa. A partir da concepção de formação docente advinda da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realizamos uma análise dessas produções. Consideramos que os programas apresentam um potencial de avanço na manifestação das peculiaridades históricas e culturais dos processos rondonienses de formação docente.
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