A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA RONDONIENSE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7417

Palavras-chave:

Docentes, Formação Docente, Formação Continuada, Formação inicial

Resumo

O artigo objetivou analisar a produção de dois Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia a partir do descritor Formação Docente. Como metodologia, recorremos ao Estado do Conhecimento, com um recorte temporal entre os anos de 2016 e 2020. Especificamente, buscamos: quantificar as produções; classificar, quantitativamente, as produções Formação Docente Inicial e Continuada; verificar os aspectos metodológicos utilizados como coleta de dados e evidência; verificar os referenciais teóricos que sustentaram as análises; e tecer discussões em forma de análise geral dos principais achados efetuados nas pesquisas quanto à prática, às políticas e à pesquisa. A partir da concepção de formação docente advinda da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realizamos uma análise dessas produções. Consideramos que os programas apresentam um potencial de avanço na manifestação das peculiaridades históricas e culturais dos processos rondonienses de formação docente.

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Biografia do Autor

Juracy Machado Pacifico, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA UNIR

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/2000) e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1996). Atuou, no período de 1989 a 2005, em todas as etapas da Educação Básica, na rede municipal de Porto Velho (SEMED), nas funções de professora, coordenação pedagógica e gestão. Coordenou o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/MEC) e o Programa Prodocência/UNIR-CAPES. Coordena e supervisiona o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UNIR desde o ano de 2014. Atualmente é Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). É líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), Editora da Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, e Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) da UNIR. É membro associada da ANPED, participante do GT07. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: infância; educação infantil; políticas públicas educacionais; gestão escolar; formação docente; alfabetização.

Diana Campos Fontes Arcanjo, UFOPA/UNIR

Mestre em Psicologia (UNIR) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia PGDA/UFOPA (2021). Analista Educacional Psicóloga (SEDUC-RO). Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Porto Velho-RO, Brasil.

Madma Laine Colares Gualberto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa (2021-2025), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa (2017). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2014). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2012). Exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, com lotação na Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEN, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, educação infantil, formação docente, práticas educativas e metodologia de ensino. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva (GEPEIN), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), sob a coordenação da Profa. Dra. Juracy Machado Pacífico

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Publicado

18/06/2023

Como Citar

PACIFICO, J. M.; ARCANJO, D. C. F.; GUALBERTO, M. L. C. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA RONDONIENSE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES . EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–13, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.7417. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7417. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos