A LGBTFOBIA na perspectiva docente: entre a estatística e o enfrentamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4797

Palavras-chave:

LGBTfobia. Ensino. Diversidade sexual e de gênero. Educação Básica.

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar a diversidade sexual e de gênero, sob a perspectiva de alguns professores da educação básica na cidade de Mossoró-RN. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com análise bibliográfica e documental. Metodologicamente, foi aplicado um questionário virtual, respondido por professores do Ensino Médio da Cidade de Mossoró-RN, previamente selecionados. A pesquisa realizada com o grupo de professores revela que estes percebem a escola como espaço precípuo ao enfrentamento de preconceitos relativos à LGBTfobia, em que se prime pela integração de conteúdos em disciplinas que possam servir para a construção do sujeito pensante, crítico, reflexivo e cidadão

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Biografia do Autor

Rafael Danrley Barra de Menezes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação ampla Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Advogado-licenciado (OAB/RN 17354). Membro do Grupo de Pesquisa Discurso com Foucault (UFERSA/CNPq).

Gislânia Dias Soares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora da rede municipal de ensino de Mossoró - RN. Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (UFERSA/CNPq).

Ocimara Fernandes Negreiros Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora da rede privada de ensino superior na Universidade Potiguar, campus Mossoró – RN,. Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (UFERSA/CNPq).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN, UFERSA e IFRN. Líder do Grupo de Pesquisa Discurso com Foucault (UFERSA/CNPq).

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino (UFERSA/CNPq).

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Publicado

31/08/2020

Como Citar

BARRA DE MENEZES, R. D.; SOARES, G. D.; OLIVEIRA, O. F. N.; SILVA, F. V. da; TAMANINI, P. A. A LGBTFOBIA na perspectiva docente: entre a estatística e o enfrentamento. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 710–729, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4797. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4797. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos