Consensos e dissensos de professores/as e gestoras sobre diversidade sexual e LGBTfobia na escola
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.4896Palavras-chave:
Diversidade sexual. LGBTfobia. EducaçãoResumo
Os estudos da diversidade sexual e do enfrentamento da LGBTfobia nas escolas têm denunciado o quanto esse campo ainda é permeado por um conjunto de mecanismos de controle da sexualidade e de legitimação de violações, preconceitos e discriminações contra as identidades não-heterossexuais que permeiam o cenário escolar. Jovens e professores/as experimentam a LGBTfobia que se manifesta como a violência física, simbólica e verbal. Nessa direção, esta pesquisa surge como resultado da nossa dissertação de mestrado em Educação (PPGEDUC-UFPE-CAA), que buscou analisar os principais consensos e dissensos de professores/as e gestoras sobre diversidade sexual e LGBTfobia na escola. Para atingir esse objetivo, optamos por utilizar referências teóricas de pesquisadores/as e autores/as que discutem teoricamente diversidade sexual e enfrentamento da LGBTfobia nas escolas. Foi dentro dessa mesma perspectiva, em termos metodológicos, que construímos a pesquisa, optando por uma abordagem qualitativa, método do caso alargado e aplicação de roteiro e entrevistas semiestruturadas com gestoras escolares e professores/as de escola da Rede Estadual de Ensino, localizadas no município de Caruaru –PE. A interpretação dos dados foi realizada à luz do método do caso alargado. Nossos resultados evidenciam que os principais consensos nas escolas em relação à temática da diversidade sexual ocorrem por meio do compromisso dos/as professores/as em pautar, em suas disciplinas, as questões referentes a gênero e sexualidade, de forma que as identidades LGBTs, que permeiam a escola, sintam-se seguras e valorizadas.
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