Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5064

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Tecnologia móvel. Ensino Médio.

Resumo

O artigo trata acerca da utilização das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Objetivou-se compreender as experiências de professores do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Fortaleza, no Estado do Ceará, em relação ao uso de tecnologias móveis na disciplina de Geografia. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a nove professores dessa disciplina em duas escolas públicas. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de três categorias para a discussão dos resultados: 1) didática e postura docente; 2) interações docentes com as tecnologias móveis; e 3) (im)possibilidades de inovação tecnológica no ensino de Geografia. Averiguou-se a predominância do ensino tradicional, sendo o livro didático o material basilar, implicando em práticas centradas na exposição e na oralidade do professor, e insuficiência de recursos que viabilizem a aula mediada por artefatos tecnológicos. A carência de infraestrutura somada ao desconhecimento docente acerca das possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas no ensino de Geografia e a ausência de formação profissional continuada, dificultam o ensino de Geografia mediado com o uso das tecnologias.

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Biografia do Autor

Francisco Cláudio Costa de Freitas, Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC).

Mestre em Climatologia (Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África) pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Metodologias do Ensino das Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará, licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor efetivo da Rede Pública e Diretor Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará-UECE, Fortaleza

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória. 

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE.

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Publicado

30/08/2020

Como Citar

FREITAS, F. C. C. de; SOUSA, F. G. A. de; FIALHO, L. M. F. Uso de tecnologias nas aulas de geografia no ensino médio. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 653–671, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5064. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064. Acesso em: 27 abr. 2024.

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