A constituição da identidade docente e o estágio em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5071

Palavras-chave:

Formação de professores. Ação docente. Licenciatura em Matemática

Resumo

O estudo teve como objetivo detectar as marcas de constituição de identidade e identificar os elementos que mais contribuíram para a construção das práticas pedagógicas de licenciandos em matemática.  A constituição do corpus dessa pesquisa qualitativa ocorreu por meio de narrativas geradas em  contextos do Estágio Supervisionado. Como referência, utilizamos teorizações sobre identidade docente, articuladas a discussões sobre saberes docentes e práticas pedagógicas. As análises evidenciaram que as experiências remetem à construção de uma prática pautada na reflexão sobre a constituição pessoal e coletiva da identidade docente. Prática que evidencia o currículo, o respeito à cultura, os relacionamentos interpessoais. Os licenciandos buscaram, sobretudo, constituir uma prática marcada pela capacidade de engendrar formas pedagogicamente adaptadas e eficazes para a promoção da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia

Doutora em Educação pela USP, Mestre em Educação Matemática pela UNICAMP.

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Publicado

29/08/2020

Como Citar

COSTA, W. N. G. A constituição da identidade docente e o estágio em matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 579–598, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5071. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5071. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos