A constituição da identidade docente e o estágio em matemática
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5071Palavras-chave:
Formação de professores. Ação docente. Licenciatura em MatemáticaResumo
O estudo teve como objetivo detectar as marcas de constituição de identidade e identificar os elementos que mais contribuíram para a construção das práticas pedagógicas de licenciandos em matemática. A constituição do corpus dessa pesquisa qualitativa ocorreu por meio de narrativas geradas em contextos do Estágio Supervisionado. Como referência, utilizamos teorizações sobre identidade docente, articuladas a discussões sobre saberes docentes e práticas pedagógicas. As análises evidenciaram que as experiências remetem à construção de uma prática pautada na reflexão sobre a constituição pessoal e coletiva da identidade docente. Prática que evidencia o currículo, o respeito à cultura, os relacionamentos interpessoais. Os licenciandos buscaram, sobretudo, constituir uma prática marcada pela capacidade de engendrar formas pedagogicamente adaptadas e eficazes para a promoção da aprendizagem.
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