Narrativas de professoras paulistas: contribuições para a formação e a prática de ensino no meio rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5522

Palavras-chave:

Formação. Prática Educativa. Professora Rural.

Resumo

A partir de narrativas de 13 professoras, foi possível a compreensão da formação e das práticas educativas exercidas em escolas primárias localizadas nas zonas rurais de três municípios paulistas: Birigui, Rio Claro e São José do Rio Preto. As fontes orais foram compostas por entrevistas com quatro professoras do município de Birigui, cinco professoras de Rio Claro e quatro professoras de São José do Rio Preto. O recorte temporal para este estudo abrange as décadas de 1940 a 1990, período em que as professoras entrevistadas lecionaram nas escolas primárias rurais nos três municípios destacados.O referencial teórico-metodológico utilizado para a pesquisa são pressupostos da História Oral, a partir de estudos de Albertini (1990), permitindo, por meio de entrevistas semiestruturadas com as referidas professoras, um diálogo, rememorando o tempo vivido por elas nas respectivas escolas primárias rurais. Os resultados finais confirmam que a formação inicial, bem como as práticas educativas realizadas nesse âmbito, aproxima-se das escolas urbanas e, com exceção da horta, como prática diferenciada, não havia uma formação diretamente relacionada à prática de ensino dos professores para o ambiente rural.

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Biografia do Autor

Áurea Esteves Serra, Fundação Municipal de Ensino superior - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui, FATEB, Birigui

Graduada em Pedagogia e História, com especialização em Liderança e Gestão Pública, Direito Educacional e Gestão Escolar; Mestre e Doutora em Educação pela UNESP – Campus de Marília, na área de Políticas Públicas, linha de História e Filosofia da Educação Brasileira. Pós-doutora em Educação Escolar pela UUNESP – Campus de Araraquara. Já atuei na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior (2002 - atual).

Área: Educação.

Kamila Cristina Evaristo Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Marília

Mestre em Educação, professora de Educação Básica I pela Prefeitura Municipal de Rio Claro e atualmente Doutoranda em Educação.

Noely Costa Dias Garcia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Marília

Mestre em Educação, professora de Educação Básica I e, atualmente Doutoranda em Educação.

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Publicado

14/12/2020

Como Citar

SERRA, Áurea E.; LEITE, K. C. E.; GARCIA, N. C. D. Narrativas de professoras paulistas: contribuições para a formação e a prática de ensino no meio rural. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 1133–1156, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.5522. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5522. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático

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