PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PROTAGONISMO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PEDAGOGAS
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6475Palavras-chave:
Educação Infantil, Práticas Corporais, Protagonismo Infantil, Movimentar-seResumo
O objetivo do estudo, de abordagem qualitativa, consiste em analisar as perspectivas de professoras em relação ao protagonismo das crianças na vivência das práticas corporais e do se-movimentar na Educação Infantil. Especificamente, buscou-se identificar as percepções docentes sobre ludicidade, cultura corporal, práticas corporais e o se-movimentar, identificar a organização das práticas corporais e, por fim, analisar como as docentes incorporam o protagonismo infantil na escolha e organização das práticas corporais. A coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas com seis Pedagogas atuantes na Educação Infantil. Os resultados indicam que as docentes atribuem importância ao se-movimentar e às práticas corporais, entretanto, tanto as práticas corporais como o protagonismo infantil não são incorporados às suas práticas pedagógicas com intencionalidade educativa. Urge considerar o ser criança como corpo em sua totalidade no processo educativo, de forma que seja protagonista em suas criações culturais e relações sociais.Referências
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