PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PROTAGONISMO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PEDAGOGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.6475

Palavras-chave:

Educação Infantil, Práticas Corporais, Protagonismo Infantil, Movimentar-se

Resumo

O objetivo do estudo, de abordagem qualitativa, consiste em analisar as perspectivas de professoras em relação ao protagonismo das crianças na vivência das práticas corporais e do se-movimentar na Educação Infantil. Especificamente, buscou-se identificar as percepções docentes sobre ludicidade, cultura corporal, práticas corporais e o se-movimentar, identificar a organização das práticas corporais e, por fim, analisar como as docentes incorporam o protagonismo infantil na escolha e organização das práticas corporais. A coleta de dados fez uso de entrevistas semiestruturadas com seis Pedagogas atuantes na Educação Infantil. Os resultados indicam que as docentes atribuem importância ao se-movimentar e às práticas corporais, entretanto, tanto as práticas corporais como o protagonismo infantil não são incorporados às suas práticas pedagógicas com intencionalidade educativa. Urge considerar o ser criança como corpo em sua totalidade no processo educativo, de forma que seja protagonista em suas criações culturais e relações sociais.

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Biografia do Autor

Camila Alves Negrão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pedagoga pela UNESP, Bauru.  Graduanda em Artes Visuais, UNIP. Pós-graduanda em Deficiência Intelectual, FAAG. 

Fernanda Rossi, Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru. Pós-doutora pela Faculdade de Educação da USP e pela Faculdade de Ciências, UNESP Bauru. Doutora e Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro. Licenciada plena em Educação Física pela UNESP Bauru.

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Publicado

11/06/2023

Como Citar

NEGRÃO, C. A.; ROSSI, F. PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PROTAGONISMO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE PEDAGOGAS. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–20, 2023. DOI: 10.26568/2359-2087.2023.6475. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6475. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos