Ensino de Física Aplicado no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: Uma Análise do Impacto na Formação de Alunos
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender a metodologia do ensino e aprendizado na disciplina de Física no 1º ano do ensino médio aplicado através do projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica – EMMTEC, assim como procurar identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos educandos. Para realizar essa análise, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores, observações em sala de aula e aplicação de um questionário fechado para os estudantes. As pesquisas e entrevistas foram conduzidas em três escolas públicas, todas localizadas em áreas rurais. Com base nos dados coletados, foi possível constatar que, apesar dos esforços dos monitores em intensificar as temáticas aplicadas, o aprendizado se torna complexo devido à perda do contato direto entre professor e aluno. O projeto de EMMTEC, que utiliza recursos tecnológicos para mediar o ensino, acaba gerando essa falta de interação pessoal, o que afeta o processo de aprendizagem dos estudantes.
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