Ensino de Física Aplicado no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: Uma Análise do Impacto na Formação de Alunos

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a metodologia do ensino e aprendizado na disciplina de Física no 1º ano do ensino médio aplicado através do projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica – EMMTEC, assim como procurar identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos educandos. Para realizar essa análise, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadores, observações em sala de aula e aplicação de um questionário fechado para os estudantes. As pesquisas e entrevistas foram conduzidas em três escolas públicas, todas localizadas em áreas rurais. Com base nos dados coletados, foi possível constatar que, apesar dos esforços dos monitores em intensificar as temáticas aplicadas, o aprendizado se torna complexo devido à perda do contato direto entre professor e aluno. O projeto de EMMTEC, que utiliza recursos tecnológicos para mediar o ensino, acaba gerando essa falta de interação pessoal, o que afeta o processo de aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Sônia Moisés da Silva, UNIR/DAEDC, CRM

    Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio(2008). Atualmente é Estudante da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Biologia Geral.

    http://lattes.cnpq.br/9513655552586827

  • Emmanoella Costa Guaraná Araujo, UNIR/DAEF/CRM

    Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui Especialização em Matemática Comercial e Financeira pela UFRPE e Gerência de Processos Educacionais pela UPE. Mestra em Ciências Florestais pela UFRPE e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de concentração de Manejo Florestal. Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia nas áreas de Recursos Florestais, Economia e Administração Florestal, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e chefe do Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal. 

    http://lattes.cnpq.br/1659011614593700

  • Artur Falqueto Sonsin

    Possui Doutorado em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestrado em Física pela (UFAL), Graduado em Licenciatura em Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Na graduação teve atuação em projetos de iniciação Científica trabalhando junto ao Projeto de Grande Escala da Biosfera e Atmosfera na Amazônia - LBA com foco em micrometeorologia, também trabalhou com Simulação Computacional da Teoria de Campo Escalar na Rede em Duas Dimensões Utilizando o Algoritmo de Metropolis e com o sistema AERONET coordenado pela National Aeronautics and Space Administration (NASA). No mestrado trabalhou com óptica em trabalhos envolvendo autoreconstrução da luz espalhada "Speckle" junto ao Grupo de Óptica e Nanoscopia (GON). Atualmente trabalha com síntese, caracterização, propriedades ópticas e aplicações em nanomateriais de Carbono como Pontos Quânticos de Carbono e Óxido de Grafeno. Atualmente é Professor da UNIR (Campus Universitário de Rolim de Moura) e professor permanete do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA).

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Publicado

23/12/2024

Como Citar

Ensino de Física Aplicado no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: Uma Análise do Impacto na Formação de Alunos. Revista Amazônica de Ensino de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/8429. Acesso em: 10 set. 2025.