Aplicação da Física Moderna por Meio da Espectroscopia: no Ensino em Sala de Aula

Authors

  • Vitor E. P. Paiva Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Augusto G. de Oliveira Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Douglas W. N. de Souza Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas
  • Pedro T. F. Marques Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Ensino Médio, Espectroscopia, Matéria

Abstract

Física Moderna no Ensino Médio? Atualmente, aulas práticas se caracterizam como a nova sensação do momento. Ouvimos dizer que aulas expositivas estão ultrapassadas, sendo necessário o envolvimento dos alunos em aulas experimentais. No entanto, por muitas das vezes, alguns professores se perdem em seu propósito e lançam-se no modismo vigente. Diante disso, até onde podemos relacionar a teoria e a prática em sala de aula? Será mesmo que as aulas experimentais são a “salvadora da pátria”? O objetivo deste ensaio teórico foi caracterizar as produções científicas acerca da utilização da espectroscopia com aplicação em tópicos de Física Moderna no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC e Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF ao longo de 10 anos. Utilizamos como metodologia o Estado da Arte, onde os bancos de dados escolhidos consistiram nas atas do SNEF e do ENPEC. Encontramos 5.815 produções, as quais foram publicadas nos eventos neste recorte temporal. Contudo, apenas nos anos de 2013 e 2015 verificamos produções que se relacionam com a temática, as quais somam 3 (0,27%) trabalhos dos 1200 publicados nas duas edições. Percebemos que as produções se concentram na região sudeste do país, não encontrando nenhuma produção na região norte, especificamente, no estado do Amazonas. Mediante as análises do segundo momento metodológico, pudemos perceber que todas as pesquisas apontam aspectos empírico-indutivistas e distanciam-se dos objetivos de uma alfabetização científica. Desse modo, acreditamos que o processo de ensino dos conceitos de Física Moderna com o uso de espectroscopia pode ser permeado por metodologias, as quais podem ser definidas pelo professor, a partir do momento em que ele entende como o seu aluno aprende.

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Author Biographies

Vitor E. P. Paiva, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação em ciências naturais.

Augusto G. de Oliveira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas, estudante de graduação

Douglas W. N. de Souza, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas, Docente.

Pedro T. F. Marques, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente / Universidade Federal do Amazonas, estudante de graduação

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Published

15/03/2022

How to Cite

Paiva, V. E. P., de Oliveira, A. G., de Souza, D. W. N., & Marques, P. T. F. (2022). Aplicação da Física Moderna por Meio da Espectroscopia: no Ensino em Sala de Aula. Amazonian Journal of Physics Teaching, 1(1), 5. Retrieved from https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6626-24093-1-SM.PDF

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