A Cosmogonia, a pirâmide vital e as concepções do sagrado na cultura Bantu: um olhar a partir da história e da literatura

Autores

  • Altair Sofientini Ciecoski Unemat

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.170-184

Palavras-chave:

Espiritualidade Bantu. Sagrado. Povos africanos.

Resumo

Pretende-se por meio desta pesquisa evidenciar as concepções do sagrado entre os Bantu, trazendo à luz aspectos da espiritualidade e que, por sua vez, perpassam a cultura e a história desses povos africanos. Para esse efeito, aborda-se no trabalho os conceitos de cosmogonia, traduzidos como sentimentos de transcendência, bem como a pirâmide vital, onde se prefigura um intercâmbio entre dois mundos, o visível e o invisível. O trabalho, em seu arcabouço teórico, promove um diálogo com autores como Mircea Eliade (2008), Giroto (1999) e Malandrino (2010), além de análises na teia ficcional do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Sofientini Ciecoski, Unemat

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense de Umuarama (2003), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Universidade Paranaense de Umuarama - 2004) e Mestrado em Letras pelo Programa PPGLetras da Universidade do Estado de Mato Grosso ( UNEMAT) com linha de pesquisa em Estudos literários. Integrante do grupo de pesquisa ESTUDOS COMPARATIVOS DE LITERATURA: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas (GECOLIT). É membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades. Em termos de atuação profissional é professor efetivo de Educação básica do Estado de Mato Grosso. 

Downloads

Publicado

05/11/2020