O papel da metáfora no desdobramento textual de músicas Gospel: uma análise à luz da semântica cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.8.n.1.p.135-150

Palavras-chave:

Semântica Cognitiva, Metáfora, Músicas gospel

Resumo

Para a comunidade protestante, as músicas gospel funcionam como um canal efetivo de estabelecimento de interlocução com o sagrado. Por meio delas, os evangélicos extrapolam-se emocionalmente, conectando-se, assim, com Deus (BEZERRA, 2016). Fora dos muros dos templos, elas ainda alcançam ouvidos de adeptos de outras religiões como a espírita e a católica (MOURA; SOARES; NASCIMENTO, 2015), além de servirem também como instrumento terapêutico para tratamento de pessoas com diagnóstico terminal (FERREIRA, 2017). À vista disso, ao percebermos a sua relevância no cenário social, bem como ao sabermos que anualmente elas são responsáveis por uma arrecadação de mais de R$ 2 bilhões de reais (GUARDA, 2018), este trabalho buscará observar como a metáfora, entendida aqui como dispositivo elementar de organização do discurso (LAKOFF & JOHNSON, 1980; DEIGNAN 2005; SEMINO, 2008; VEREZA, 2007, 2010, 2017; MORATO, 2017; SANTO, 2019), constitui e estrutura essas canções, fazendo suas mensagens e suas intencionalidades discursivas emergirem no mundo de forma textualmente coesiva e coerente. Tal aferição, ao demonstrar o papel da linguagem figurada na estruturação e na formação de sistemas socioculturais religiosos como o cristão evangélico, aponta para a reflexão acerca da sua potencialidade, a qual verifica o seu caráter como patrimônio humano de comunicação e expressão.

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Biografia do Autor

Bruno de Jesus Espírito Santo, Unicamp/Mestrando em Linguística

Mestrando em Linguística na Universidade Estadual de Campinas pesquisa 'Metáforas de morte no espiritismo francês e brasileiro' buscando observar como o dispositivo cognitivo-discursivo da metáfora viabilizou a Allan Kardec e Chico Xavier costurar, junto aos espíritos, a textualidade espírita sobre o falecimento humano. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2018), onde em sua caminhada estudantil colaborou intensamente na vida acadêmica dos discentes do Instituto de Letras da referida instituição atuando para o maior acesso desses estudantes aos ambientes de discussão científica e cultural. Algumas de suas ações neste local em destaque foram: 1) A coordenação e organização durante os anos de 2016-2018 de viagens para congressos estudantis da área de Letras e Literatura no país, facilitando a oportunidade de seus colegas, ao obter o auxílio financeiro da UFBA de apresentarem seus trabalhos acadêmicos, além de estarem em contato com outras pesquisas científicas desenvolvidas na área no Brasil; 2) Participação na organização de congressos estudantis tal qual o EREL - Encontro Regional dos Estudantes de Letras/NE e eventos internacionais como o VI Congresso da Metáfora na Linguagem e no Pensamento colaborando para a emergência de debates e discussões de temas relevantes da área no estado da Bahia. No que tange o seu exercício em componentes curriculares da graduação, foi convidado a fazer 3 monitorias: 1 na área de Língua Portuguesa por dois anos, 1 na área de extensão por 1 ano, e 1 na área de língua latina por 1 ano. Fez intercâmbio científico na Universidade de Porto/Portugal com a Profa. Dra. Lícia Heine. Além disso, realizou pesquisa de Iniciação Científica através Programa Permanecer/PROAE analisando práticas culturais contidas em testamentos da Bahia colonial. Atualmente é Representante Discente da Comissão Geral de Pós-Graduação do IEL/UNICAMP. Escreve artigos e textos que procuram refletir e pautar sobre como o impacto da tentativa dos homens em dar saltos para além da sua matéria através da religiosidade configura a construção e a produção de suas práticas discursivas e sociais.

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Publicado

21/10/2021