Inácio, O enfeitiçado e Baltazar: o estilo Gótico como influência de Um mundo sem Deus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.83-95

Palavras-chave:

Narrativa fantástica, Gótico, Narrativa brasileira.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma leitura da trilogia inacabada intitulada O mundo sem Deus, do escritor mineiro Lúcio Cardoso, que compreende as novelas Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (2002). Na análise proposta, observa-se que a razão já não serve de guia para a compreensão do mundo e, por isso, deve-se considerar de que forma e em quais medidas o estilo Gótico influencia o estabelecimento de um ambiente fantástico na escrita cardosiana, no que tange à constituição de uma ficção crítica à burguesia de costumes e à fuga da realidade realizada pelas personagens exageradamente emocionais, aflitas e perseguidas. Para realizar este estudo, parte-se de pressupostos da narrativa fantástica elaborados por Tzvetan Todorov, e por preceitos da desautomatização da leitura literária, pensados por Viktor Chklóvski. As três narrativas desenvolvidas por Lúcio Cardoso estão entrelaçadas em seu plano diegético, uma vez que as personagens de cada uma reaparecem na narrativa posterior, ora como fio condutor, ora como mote inicial. Assim, a análise aqui proposta direciona seu olhar, efetivamente, para dois recursos literários: por um lado, a criação e desenvolvimento das personagens, e, por outro, o ambiente, que se torna espaço fantástico, segundo a caracterização do Gótico observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Alberto dos Santos Paz Filho, PUCRS

Possui Graduação em Letras (português e literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017), onde atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2013 a 2017, tendo participado de pesquisas nas áreas de literatura brasileira autobiográfica e memorialística, e literaturas de língua portuguesa de origens europeia e africana do século XXI. Possui Mestrado em Teoria da Literatura (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutorando em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul sendo bolsista Capes.

Downloads

Publicado

05/11/2020