Inácio, O enfeitiçado e Baltazar: o estilo Gótico como influência de Um mundo sem Deus
DOI:
https://doi.org/10.47209/2594-4916.v.7.n.2.p.83-95Palavras-chave:
Narrativa fantástica, Gótico, Narrativa brasileira.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma leitura da trilogia inacabada intitulada O mundo sem Deus, do escritor mineiro Lúcio Cardoso, que compreende as novelas Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (2002). Na análise proposta, observa-se que a razão já não serve de guia para a compreensão do mundo e, por isso, deve-se considerar de que forma e em quais medidas o estilo Gótico influencia o estabelecimento de um ambiente fantástico na escrita cardosiana, no que tange à constituição de uma ficção crítica à burguesia de costumes e à fuga da realidade realizada pelas personagens exageradamente emocionais, aflitas e perseguidas. Para realizar este estudo, parte-se de pressupostos da narrativa fantástica elaborados por Tzvetan Todorov, e por preceitos da desautomatização da leitura literária, pensados por Viktor Chklóvski. As três narrativas desenvolvidas por Lúcio Cardoso estão entrelaçadas em seu plano diegético, uma vez que as personagens de cada uma reaparecem na narrativa posterior, ora como fio condutor, ora como mote inicial. Assim, a análise aqui proposta direciona seu olhar, efetivamente, para dois recursos literários: por um lado, a criação e desenvolvimento das personagens, e, por outro, o ambiente, que se torna espaço fantástico, segundo a caracterização do Gótico observada.Downloads
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05/11/2020
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Artigos
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