GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA: DIFICULDADES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7770

Resumo

A geografia possui o papel de ensinar a ciência cartográfica de modo que consiga instruir o aluno a fazer a leitura do seu ambiente. Isso requer uma educação básica e sólida que consiga alcançar a alfabetização cartográfica dos alunos e promover a leitura e interpretação de mapas e imagens. O presente estudo buscou elucidar de que forma o ensino da cartografia vem sendo trabalhado em escolas públicas de Manaus, identificando especialmente as dificuldades enfrentadas por alunos do 1º ano do Ensino Médio e, além disso, propor soluções para a melhoria do aprendizado cartográfico. Foi realizado por meio de levantamento bibliográfico, utilizando abordagem quantitativa e qualitativa, com questionários aplicados em duas turmas do 1º ano do ensino médio, totalizando participação de 38 alunos em responder as perguntas. Os resultados indicaram falhas no ensino de cartografia, destacando a dificuldades dos alunos por não fazer parte do seu processo de ensino básico ciência cartográfica como 68% não obtiveram esta omissão da disciplina por parte dos professores do ensino básico por não obter domínio do assunto, os educandos chegam ao ensino Médio sem conhecimento da temática. Por fim, a utilização de geotecnologias pode vir a tornar o ensino mais envolvente e eficaz, seu papel é fundamental para o ensino de Geografia no século XXI, devido a sua conexão com a internet e Sistema de Informação que o torna-la atrativo para os jovens, assim contribui para a formação de alunos cartograficamente alfabetizados.

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Biografia do Autor

José Marques da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos da Universidade do Estado do Amazonas

Flavio wachholz, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2004 e 2007, respectivamente. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2011. Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2013. É Professor Associado do Curso de Geografia e do Mestrado Profissionalizante de Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Geografia Física, Hidrogeografia, Cartografia e Geotecnologias. Líder do grupo de pesquisa "Geotecnologias e Análise da Paisagem" (GEOTAP) e coordenador do Laboratório de Geografia

Carlossandro Carvalho de Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Mestrado na área de Ciêrcias Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia UFAM (2003). Especialização em Engenharia Ambiental - UFAM (1998). Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1997). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Experiência profissional na área de Geografia, Meio Ambiente, Recurso Hídrico e Turismo. Coordenador do Mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Atua no ensino superior e pesquisa no curso de mestrado e graduação em geografia, recursos hídricos, meio ambiente e turismo.

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Publicado

03/05/2024