AS DIFICULDADES DOS JOVENS HAITIANOS NO PROCESSO EDUCATIVO NA SÉRIE FUNDAMENTAL: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO – EEEFM DO PROF. ORLANDO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4495Abstract
Este estudo analisou os problemas enfrentados pelos alunos haitianos durante os primeiros meses de contato com a língua portuguesa no ensino fundamental da escola Orlando Freire. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades encontradas os quatro (4) haitianos durante o primeiro ano no ensino fundamental, na escola Orlando Freire, Porto Velho Rondônia Brasil. A presente pesquisa foi realizada mediante o uso da metodologia de “História Oral” proposta por Meihy (2005) contando com a participação de quatro (4) alunos haitianos, dois discentes brasileiros e dois (2) professores de língua portuguesa, do ensino fundamental no período matutino da escola Orlando Freire, localizada na cidade de Porto Velho, Rondônia/Brasil. Através das pesquisas realizadas com alunos e professores, identificamos a necessidade de uma capacitação para os alunos haitianos na língua portuguesa, visto que a língua portuguesa é fator primordial para entender todas as disciplinas estudadas no processo de aprendizagem dos educandos. Além disso, é preciso que eles sejam instruídos para entender com mais nitidez o funcionamento do sistema educativo brasileiro. Salutar a compreensão que, no processo do aprendizado os professores levem em consideração, a compreensão dos alunos estrangeiros durante o processo de adaptação e integração no ambiente escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
29/08/2019
Issue
Section
Artigos
License
This work is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional license.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultane ously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (ex, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (ex.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Free Acess Policy).