CORRENTES DIDÁTICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR

Auteurs-es

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Résumé

As tendências pedagógicas estão presentes na Educação Básica como teoria, práticas e metodologias de ensino. Essa relação com a aprendizagem faz com que os diferentes campos do saber e disciplinares escolares possuam uma relação direta com as diferentes tendências pedagógicas, presentes da formação de professores à didática cotidiana nos ambientes escolares. No caso da Geografia como disciplina escolar é possível encontrarmos também essa relação com diferentes visões do pensar e fazer pedagógico, relação essa que é o objetivo principal do presente trabalho. Nesse sentido, este artigo está dividido em dois momentos complementares. No primeiro momento será desenvolvida a relação entre as principais tendências didáticas, de forma geral e com o intuito de apresentar algumas de suas especificidades e a maneira como as características destas tendências da Pedagogia estão presentes na Geografia Escolar, trazendo elementos didático-pedagógicos que podemos encontrar no ensino de Geografia em relação às estas tendências pedagógicas, no segundo momento, focando no objetivo principal da reflexão proposta entre a Geografia Escolar e as tendências pedagógicas, como possibilidade de implantação das teorias e práticas dessas diferentes perspectivas da prática pedagógica no ensino de Geografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Rio Claro\SP

Publié-e

16/05/2023

Numéro

Rubrique

Artigos