Quilombolas do Tambor: A História e os Conflitos Socioambientais Ocasionados pela Intrusão de suas “Territorialidades Específicas”

Conteúdo do artigo principal

Emmanuel de Almeida Farias Júnior

Resumo

Assiste-se neste início do século XXI na sociedade brasileira a uma crescente movimentação em torno da emergência de identidades coletivas. Em toda a região amazônica uma diversidade de agentes sociais tem se mobilizado identitariamente em torno de reivindicações referidas a fatos do presente tal como em outras regiões do país. A promulgação da nova Constituição Federal em 1988 facultou “condições de possibilidade” para mobilizações étnicas. Neste sentido, as classificações relativas aos denominados “caboclos” sofreram transformações profundas. Os agentes sociais a elas referidos passaram a reivindicar identidades étnicas, baseados em critérios político-organizativos que perpassam desde acontecimentos históricos de ruptura e transformação social até fatores que indicam uma “invenção de tradições”, ressemantizando os “mitos de origem”. Está em curso, portanto, um processo social de profunda ruptura com as classificações oficiais. No início do século XX, continuavam a chegar tanto no rio Negro, como em outros rios do Estado, trabalhadores vindos de outras partes do Brasil para trabalhar na produção da borracha. A essa altura, o mercado estava sendo aquecido pelo desenvolvimento industrial e posteriormente, pela chamada “segunda guerra mundial”. Nesse contexto, se inserem as “famílias negras” do rio Jaú e igarapé Paunini que na primeira década do século XX chegam ao rio Jaú. O presente trabalho aborda as questões identitárias das comunidades de remanescentes de quilombo do Tambor e os conflitos socioambientais ocasionados pelas questões referentes à sua territorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Farias Júnior, E. de A. (2020). Quilombolas do Tambor: A História e os Conflitos Socioambientais Ocasionados pela Intrusão de suas “Territorialidades Específicas”. Afros & Amazônicos, 1(1), 17–34. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5669
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emmanuel de Almeida Farias Júnior

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado (2006) em Ciências Sociais, Mestre (2008) em Sociedade e Cultura na Amazônia e Doutor (2016) em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referências

ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth e CASTRO, Edna Maria Ramos de. Negros do Trombetas: guardiões das matas e rios. Belém: CEJUP/ UFPA-NAEA, 1998.

ACSELRAD, Henri. Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fundação Heirich Böll, 2004.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. “Universalização e localismo: movimentos sociais e crise dos padrões tradicionais de relação política na Amazônia”. In: Debate, nº 3. Ano IV. Salvador, CESE, 1994, p. 21-42.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. “Quilombos: sematologia face a novas identidades. In: Frechal terras de preto – quilombo reconhecido como reserva extrativista”. São Luís: Projeto Vida de Negro/SMDDH, 1996a, p. 11-19.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. “Os quilombos e as Novas Etnias”. In: Quilombos: Identidade Étnica e Territorialidade. Elaine Cantarino O´dwyer (org.). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, p.43-81.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno. Terras de quilombo, terras indígenas, “babaçuais livres”, “castanhais do povo”, faxinais e fundos de pasto: terras tradicionalmente ocupadas. Manaus: PPGSCA-UFAM, 2006a.

Barth, Friedrik. “Os Grupos Étnicos e Suas Fronteiras”. In: O Guru, O Iniciador e Outras variações Antropológicas. Rio de janeiro: Contra Capa, 2000.

Barth, Friedrik. “Etinicidade e o conceito de cultura”. In: Antropolítica, n°. 19, 2º semestre. Niterói: UFF, 2005.

BORGES, Sérgio Henrique et al. Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú: uma estratégia para o estudo da biodiversidade na Amazônia. Manaus: FVA, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRASIL. BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL. Decreto Nº 85.200, de 24 de Setembro de 1980. Cria no Estado do Amazonas o Parque Nacional do Jaú, Setembro de 1980.

COSTA. D. Frederico. Carta Pastoral. Fortaleza-CE: Typ. Minerva, 1909.

FILHO, Henyo Trindade Barretto. Da Nação ao Planeta através da Natureza: uma abordagem antropológica das unidades de conservação de proteção integral na Amazônia brasileira. São Paulo: Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2001. (Tese de Doutorado)

FILHO, Henyo Trindade Barretto. “Da noção ao planeta através da natureza”. In: Série Antropologia, 222. Brasília: UNB, 1997.

FUNDAÇÃO VITÓRIA AMAZÔNICA/IBAMA. Plano de Manejo do Parque Nacional do Jaú / Fundação Vitória Amazônica. Manaus: FVA/IBAMA, 1998.

FUNDAÇÃO VITÓRIA AMAZÔNICA/IBAMA. A Gênese de um Plano de Manejo. Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 1998.

GLUCKMAN, Max. “Análise de uma situação social na Zululândia moderna”. In: Antropologia das sociedades contemporâneas – métodos. São Paulo: Global, 1987, p. 227-344.

GOVERNO DO AMAZONAS – Secretaria de Cultura. Documentos da Província do Amazonas: legislação e relatórios, 1852-1889. Cd-Rom, vol. 1 e vol. 2.

GUSFIELD, Joseph R. Community – a critical response. New York: Harper & Row Publisher, 1975.

LEACH, Edmund Ronald. Sistemas Políticos da Alta Birmânia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

LEITE, Ilka Boaventura. “Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas”. In: Etnográfica, Vol. IV (2). Lisboa, ISCTE, 2000, p. 333-354.

LEONARD, Victor. Os Historiadores e os Rios – natureza e ruína na Amazônia Brasileira. Brasília: Ed. Unb, Paralelo 15, 1999.

O´dwyer, Elaine Cantarino (org.). Quilombos: Identidade Étnica e Territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

OLIVEIRA Filho, João Pacheco de. “A situação de seringal”. In: “O nosso governo”: os Ticuna e o regime tutelar. OLIVEIRA Filho, João Pacheco. São Paulo: Marco Zero; Brasília: MCT/CNPq, 1988, p.60-87.

OLIVEIRA Filho, João Pacheco de. “Uma etnologia dos ‘índios misturados’: situação colonial, territorialização e fluxos culturais”. In: A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração cultural do Nordeste indígena. João p. de Oliveira (org.). Rio de Janeiro: Editora Contra Capa Livraria, 1999.

PINHEIRO, Marcos R. Apresentação do Parque Nacional do Jaú como uma área natural a ser inscrito como Sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO. Manaus: Fundação Vitória Amazônica, Junho de 1999.

REIS, Arthur Cézar Ferreira. O seringal e o Seringueiro. 2ª. ed. revisada – Manaus: Editora da Universidade do Amazonas/Governo do Estado do Amazonas, 1977.

SANTOS, Boaventura de S. Bifurcação da justiça. Folha de São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2008, opinião, A3.