Putiruns Quilombolas Experiências Pretagógicas nos Processos de Implementação da Resolução 08/2012, em Mocajuba, Amazônia Paraense
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Resumo
O presente texto trata sobre experiência - resultados do trabalho de pesquisa, com base em observações livres anotadas em caderno de campo, dos processos pedagógicos de implementação da Resolução CNE 08/2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola, no município de Mocajuba, Amazônia Paraense. Ocorridos desde março de 2021, nas Comunidades Quilombolas, esses processos contribuem a fortalecê-las pelo direito a educação quilombola, gratuita de qualidade. Numa articulação das Comunidades - Movimento Social Quilombolas - SEMEC, com processos coletivos, participativos para a pratica de políticas públicas. A partir da proposta-plano de atividades de trabalho, construído e apresentado nas comunidades, e aceito com sugestões, de forma participativa, nas Visitas Técnicas-Pedagógicas de 12 (doze) Comunidades Quilombolas e 13 (treze) escolas, que deram base para encontros de formação nomeados em comum acordo de Putiruns, em reconhecimento a cultura indígena presente nos territórios quilombolas de Mocajuba/PA. Os principais resultados alcançados estão, nas metodologias participativas para a implementação das políticas públicas em territórios quilombolas, com os fatores das comunidades, articulando um trabalho comunitário a partir da cultura, o trabalho e a identidade das comunidades.
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