Putiruns Quilombolas Experiências Pretagógicas nos Processos de Implementação da Resolução 08/2012, em Mocajuba, Amazônia Paraense

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Ellen Rodrigues Da Silva Miranda
Jesús Jorge Perez García

Resumo

O presente texto trata sobre experiência - resultados do trabalho de pesquisa, com base em observações livres anotadas em caderno de campo, dos processos pedagógicos de implementação da Resolução CNE 08/2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola, no município de Mocajuba, Amazônia Paraense. Ocorridos desde março de 2021, nas Comunidades Quilombolas, esses processos contribuem a fortalecê-las pelo direito a educação quilombola, gratuita de qualidade. Numa articulação das Comunidades - Movimento Social Quilombolas - SEMEC, com processos coletivos, participativos para a pratica de políticas públicas. A partir da proposta-plano de atividades de trabalho, construído e apresentado nas comunidades, e aceito com sugestões, de forma participativa, nas Visitas Técnicas-Pedagógicas de 12 (doze) Comunidades Quilombolas e 13 (treze) escolas, que deram base para encontros de formação nomeados em comum acordo de Putiruns, em reconhecimento a cultura indígena presente nos territórios quilombolas de Mocajuba/PA.  Os principais resultados alcançados estão, nas metodologias participativas para a implementação das políticas públicas em territórios quilombolas, com os fatores das comunidades, articulando um trabalho comunitário a partir da cultura, o trabalho e a identidade das comunidades.

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Como Citar
Da Silva Miranda, E. R., & Perez García, J. J. (2022). Putiruns Quilombolas: Experiências Pretagógicas nos Processos de Implementação da Resolução 08/2012, em Mocajuba, Amazônia Paraense. Afros & Amazônicos, 1(5), 48–60. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/6999
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Ellen Rodrigues Da Silva Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação PGEDA/UFPA. Mestre em Educação e Cultura/UFPA. Professora da Educação Básica. Membra do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho-Educacao. Grupo de Pesquisa em Cultura, Território e Resistência da Amazônia Tocantina - Sítio/UFPA_Campus Cametá/PA. Coordenadora de Formação da Educação Escolar Quilombola, Mocajuba/PA.

Jesús Jorge Perez García, Pontifícia Universidade Católica (PUC)

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana, Cuba. Professor-Pesquisador pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/Rio de Janeiro. Assessor voluntário da Coordenação de Formação da Educação Escolar Quilombola – SEMEC/Mocajuba-Pará.

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