LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERSPECTIVAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Avany Aparecida Garcia UNIR
  • Jacinto Pedro Pinto Leão UNIR

DOI:

https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6931

Resumo

O presente estudo aborda questões relativas à constituição do livro didático e o ensino de língua portuguesa, aqui considerado, especialmente, no contexto do sexto ano do ensino fundamental. Tem como objetivo identificar possibilidades de intervenção dos professores no tocante a conteúdos, procedimentos e concepções teórico-metodológicas constantes de livros didáticos de língua portuguesa com base em perspectivas da Teoria Histórico-Cultural. Com delineamento bibliográfico, a pesquisa teve como referencial teórico-metodológico os preceitos da Ciência da História, expressos no fundamento da Teoria Histórico-Cultural, além de considerar a parametrização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de língua portuguesa. Das análises e discussões realizadas, ressalta-se a possibilidade de participação ativa e autoral dos professores na condução de proposições constantes de livros didáticos de língua portuguesa, no que tange à composição curricular, concepções teóricas, procedimentos didático-pedagógicos, dentre outras ações voltadas para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, conforme preceitua a Teoria Histórico-Cultural, e, consequentemente, para o avanço do ensino formal.

Biografia do Autor

Avany Aparecida Garcia, UNIR

Doutora em Educação - Dinter UEM/UNIR; docente do Curso de Letras do Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia, Campus Jorge Vassilakis - Guajará-Mirim, RO, Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII). E-mail: avany.garcia@unir.br.

Jacinto Pedro Pinto Leão, UNIR

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas. Docente do Curso de Pedagogia do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Jorge Vassilakis - Guajará-Mirim, RO, Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Meio Ambiente (GEDUMA). E-mail: jleao@unir.br.

Downloads

Publicado

07/08/2022