LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERSPECTIVAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6931Resumo
O presente estudo aborda questões relativas à constituição do livro didático e o ensino de língua portuguesa, aqui considerado, especialmente, no contexto do sexto ano do ensino fundamental. Tem como objetivo identificar possibilidades de intervenção dos professores no tocante a conteúdos, procedimentos e concepções teórico-metodológicas constantes de livros didáticos de língua portuguesa com base em perspectivas da Teoria Histórico-Cultural. Com delineamento bibliográfico, a pesquisa teve como referencial teórico-metodológico os preceitos da Ciência da História, expressos no fundamento da Teoria Histórico-Cultural, além de considerar a parametrização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de língua portuguesa. Das análises e discussões realizadas, ressalta-se a possibilidade de participação ativa e autoral dos professores na condução de proposições constantes de livros didáticos de língua portuguesa, no que tange à composição curricular, concepções teóricas, procedimentos didático-pedagógicos, dentre outras ações voltadas para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, conforme preceitua a Teoria Histórico-Cultural, e, consequentemente, para o avanço do ensino formal.