A REPRESENTAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E DO RACISMO ESTRUTURAL CONTRA IMIGRANTES BOLIVIANOS NO POEMA "TRANS- FORMANDO EM VISIBILIDADE", DE REMBERTO SUAREZ ROCA

Autores

  • José de Ribamar Muniz Ribeiro Neto
  • Auxiliadora Dos Santos Pinto

Resumo

Este trabalho objetiva discutir sobre o processo composicional do poeta Remberto Suarez Roca, destacando-se a representação da discriminação de gênero e do racismo estrutural contra imigrantes bolivianos no poema "Trans-formando em visibilidade", vencedor do VII Festival de música e poesia do Centro de apoio e pastoral do migrante (CAMI), em 2018. A pesquisa será norteada pelo seguinte questionamento: por que a representação da discriminação de gênero e do racismo estrutural são os principais temas constitutivos da poesia de Remberto Suarez Roca? A pesquisa justifica-se porque é importante refletirmos, em âmbito acadêmico, sobre os desafios enfrentados pelos bolivianos durante e após o processo de migração para o município de Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil/Bolívia. Os resultados preliminares mostram que o discurso poético utilizado na criação do poema "Trans-formando em visibilidade", de Remberto Suarez Roca é permeado por elementos que possibilitam aos leitores refletirem sobre os desafios enfrentados e as violências impostas aos imigrantes bolivianos.

Biografia do Autor

  • José de Ribamar Muniz Ribeiro Neto

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT, turma de 2022. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto Federal de Rondônia – IFRO, turma de 2021. Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – PPGMEL, turma de 2019 e Graduado em Letras e suas respectivas literaturas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, turma de 2015. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura, Linguagens e Memórias das/nas Fronteiras Amazônicas (GEPELLIM), da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

  • Auxiliadora Dos Santos Pinto

    Doutora em Letras- Literaturas de Língua Portuguesa, pelo IBILCE/UNESP/SJRP. Mestre em  Linguística, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim. Especialista em Educação Superior, pela  UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim, Graduada em Letras, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim.  Professora Associada I, lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem do Câmpus  Jorge Vassilakis de Guajará-Mirim, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Líder do Grupo de  Estudos e Pesquisas “Literatura, Língua(gens) e Memórias das/nas Fronteiras Amazônicas - GEPELLIM. Vice-líder do Grupo de Estudos Linguísticos na/da/em Fronteira Amazônica-GELFAM.

Downloads

Publicado

31/07/2024